Inteligência Artificial (IA) é algo que muitas vezes é exagerado na mídia, sendo até mesmo representado como algo futurístico ou muito longe da realidade. Muitas vezes vemos a IA sendo apontada como a próxima grande virada de jogo em nossas vidas diárias.

A demanda e contratação de inteligência artificial tem aumentado recentemente, com empresas e consumidores se voltando para ferramentas inovadoras para assistência na vida cotidiana. No entanto, embora a IA seja popular em várias áreas, ainda é relativamente subutilizada como ferramenta nos negócios.

A IA está se libertando do laboratório para a vida real e vai mudar a maneira como fazemos as coisas hoje e no futuro também.

Hoje, a IA tem tudo a ver com a resolução de problemas, mas criará mais no futuro tornando-se cada vez mais promissora. Imagine um mundo onde uma casa é projetada por um computador que encontra a melhor opção para todos os recursos que você tem em mente. Ou, melhor ainda, imagine um mundo onde um robô é enviado para ajudá- lo no projeto de sua casa. Há muito tempo que a ideia de um assistente inteligente está em nossas cabeças, mas à medida que a IA fica mais avançada, esses sonhos estão se tornando reais

Assistentes inteligentes estão se tornando mais comuns em nossas vidas diárias e, atualmente, não se trata apenas da inteligência artificial integrada em seu telefone. Uma tendência de IA está crescendo e não mostra sinais de desaceleração. Como resultado, empresas em todos os setores estão tentando aproveitar o poder da IA ​​para melhorar seus processos de negócios principais. No entanto, embora existam ferramentas que podem ajudar a tornar seu negócio mais eficiente e eficaz, existem tantas maneiras de usar IA que pode ser difícil saber por onde começar.

Então, como consolidar a IA na sua empresa de forma inteligente?

1. Melhorando seu LTV (valor da vida do cliente)

A IA é o próximo grande salto à frente que os líderes de negócios devem adotar se desejam permanecer competitivos. O potencial da IA para transformar os negócios é tão significativo que é difícil imaginar um mundo sem ele. Usar IA para conduzir o ciclo de vida do cliente e criar uma visão holística do cliente é o futuro dos negócios. O potencial da IA ​​para melhorar o envolvimento do cliente, impulsionar as vendas e melhorar o suporte é enorme. Melhora o processo de fazer negócios e é uma tecnologia estratégica chave que determinará a saúde de sua empresa nos próximos anos.

Customer Lifetime Value (CLV) é o valor total de um cliente ao longo de sua vida útil de interação com sua empresa, incluindo o valor de compra repetida. Resumindo, é o valor que um cliente vale para você. Embora o conceito de CLV seja simples, muitos fatores-chave precisam ser considerados para entender o valor que um cliente agrega à sua empresa.

Levar o valor de vida do cliente (CLTV) em consideração para sua estratégia de negócios torna-se uma prática benéfica para todas as empresas hoje em dia. Ainda assim, existem algumas diferenças entre as empresas que implementaram IA inteligentemente e aquelas que não o fizeram.

2. Descobrindo dados e percepções relevantes

Os dados podem ser a chave para desbloquear um valor enorme. No momento, organizações inteligentes estão usando IA para encontrar novos insights. Portanto, se você está procurando maneiras de melhorar a eficiência de seu escritório ocupado ou deseja usar dados para encontrar novos clientes, você estará interessado no que está disponível hoje. O mundo dos negócios está se tornando rapidamente uma ferramenta poderosa para coletar e analisar informações. À medida que as pessoas começam a usar IA em seus negócios, elas precisam entender a importância das informações e criar um ambiente onde possam ser coletadas, analisadas e usadas.

Aceitando o rápido avanço da IA, as empresas estão tentando adotar as melhores práticas para tornar a IA relevante e útil para seus negócios. No entanto, quando as empresas assumiram o desafio de incorporar IA em suas operações, elas percebem a necessidade de pesquisar o tipo de algoritmo a ser usado para as tarefas exigidas. Portanto, uma das melhores maneiras de incorporar IA em seu trabalho é investir em dados e insights.

Dados precisos são poderosos – são usados ​​para ajudar a melhorar os processos de negócios críticos, obter percepções competitivas e tomar melhores decisões. Dados precisos são difíceis de obter, no entanto, uma vez que muitos dos dados que as empresas e organizações geram não são estruturados e suas informações úteis costumam estar enterradas neles.

3. Oferecendo uma experiência personalizada ao cliente

A participação do cliente é uma fase vital de qualquer estratégia de negócios e frequentemente esquecida. Mas, se você pensar bem, há uma grande quantidade de dados disponíveis para sua empresa. Suponha que você possa usar isso para determinar, por exemplo, quais cores as pessoas preferem ao interagir com sua marca, ou a quais mensagens elas respondem, ou quais descontos podem levar a mais vendas. Nesse caso, você está em uma posição sólida para fornecer uma melhor experiência ao cliente.

Com a IA se tornando rapidamente um estilo de vida em nossas vidas diárias, é fácil imaginar como esse sistema se integrará ao seu negócio. No entanto, muitas empresas descobriram que a IA é uma das melhores maneiras de otimizar seus processos de negócios para fornecer experiências personalizadas ao cliente em escala. Consequentemente, nos anos anteriores, vimos um número crescente de empresas adotando alguma forma de IA para ajudá-las a oferecer uma experiência personalizada ao cliente. No centro disso está o entendimento de que o cliente, que está focado em seus próprios objetivos, deseja se comunicar com uma empresa para atingir essas metas.

4. Aumento do envolvimento do cliente e aumento da receita

Existem vários métodos com os quais você pode manipular a IA para impulsionar seus negócios, desde o uso de chatbots para recomendar produtos aos clientes enquanto eles fazem compras online até notícias de IA e opções de conversa para as pessoas seguirem. No entanto, usar IA no envolvimento do cliente pode ser uma das maneiras mais fáceis de começar, porque geralmente é a mais básica e direta. A IA está sendo usada por mais empresas a cada dia e pode ser uma ótima maneira de aumentar o envolvimento do cliente e gerar mais receita. No entanto, a IA é mais eficaz quando ocorre em um estágio inicial da jornada do cliente. Ao usar aprendizado de máquina e IA , as empresas podem aumentar o envolvimento do cliente e aumentar a receita.

Não é segredo que o mundo do consumidor online está maduro para a conquista da IA. Os clientes são bombardeados com conteúdo e têm um período de atenção notoriamente curto. Então, quando você consegue que seu lead seja engajado, compre de você e continue em andamento com seus negócios, é uma situação ganha-ganha para sua empresa.

5. Mudança para uma plataforma de inteligência contínua em tempo real

Muitas empresas agora estão se voltando para seus dispositivos de IoT para melhorar os negócios . No entanto, muitos ainda estão executando seus sistemas em processamento em lote, como um computador que executa um script uma vez por noite.

A quantidade de dados que fluem por meio de nossas redes continua a crescer exponencialmente a cada dia, resultando em um grande aumento na demanda por tecnologias inteligentes de processamento de dados. Essa necessidade de processamento inteligente de dados é particularmente pronunciada nos setores de serviços financeiros, saúde, automotivo e de energia, onde os avanços na tecnologia estão mudando a maneira como vivemos e trabalhamos.

Todos nós sabemos que a IA é a próxima grande novidade. Pessoas que ainda não gravaram sua primeira locução provavelmente estão usando soluções de software de IA para gravar sua voz em seus iPhones. Se você é proprietário de uma empresa, provavelmente gastará muito dinheiro em tecnologia de IA para entender melhor seus clientes.

6. Aproveitando os ChatBots

Os bots de conversação ou Chatbots são o futuro da interação com empresas e tecnologias. São chatbots que fornecem informações úteis e podem responder a perguntas. Hoje, existem vários tipos diferentes de bots disponíveis para uso. Se você se sentir frustrado com a falta de chatbots de IA em sua vida, imagine as possibilidades se você tivesse esses assistentes virtuais úteis em seus telefones e computadores antes. Para ajudar a preencher a lacuna, você pode experimentar alguns ótimos bots de conversação no iOS e Android , permitindo que você converse com chatbots inteligentes e os utilize como seus assistentes. Com o surgimento de bots de conversação e recursos aprimorados de Inteligência Artificial (IA), agora é mais fácil responder a sua empresa com um bot que pode interagir com seus usuários, clientes potenciais e funcionários.

Fale com qualquer parceiro da empresa e eles dirão que desejam incorporar bots de conversação em seus negócios de alguma forma, seja envolvendo clientes nas redes sociais ou respondendo a consultas de atendimento ao cliente.

A IA está entrando em muitos setores diferentes. De chatbots e assistentes virtuais a assistentes inteligentes e sistemas de aprendizagem, a tecnologia de IA está assumindo papéis importantes em nossas vidas. Mas, mesmo que você ache que não precisa agora, chegará o momento em que você deseja aproveitar a IA para resolver um problema para sua empresa ou automatizar um processo que você faz regularmente. É por isso que você deve entender o que é IA, como funciona e o caso de negócios para usá-la.

7. Criando um ‘Mapa de Conhecimento’

No mundo da Inteligência Artificial, estamos prestes a transformar a forma como o mundo funciona. A IA está prestes a mudar a forma como fazemos tudo, desde como compramos nossos mantimentos até a procura de um novo emprego. A questão é: como as empresas usarão a IA? A resposta está em uma nova tecnologia conhecida como “Knowledge Graphs” – o Santo Graal da inteligência artificial.

Um Knowledge Graph é uma informação armazenada em um banco de dados que é usado para tomar decisões racionais. Por exemplo, se você quiser saber se é possível que o lançamento do novo produto seja um sucesso, você pode construir um modelo para prever a probabilidade de um resultado positivo.

Em quase todas as tecnologias, aprendizado de máquina ou projetos relacionados à IA, é importante incorporar um gráfico de conhecimento. Ao desenvolver um gráfico de conhecimento, há duas perguntas que você precisa responder: Quais são as perguntas ou respostas que você fará à máquina? E de quais informações você precisa para representar essas respostas? Portanto, em termos simples, o gráfico do conhecimento deve ser sobre respostas, não perguntas.

Um gráfico de conhecimento é um conjunto de dados estruturado em árvore, um nível do qual contém entidades que podem ser relacionadas a outras entidades. Por exemplo, um gráfico de conhecimento pode ser estruturado para incluir todas as cidades em todos os continentes, e os objetos dentro de tal gráfico podem ser entidades como cidades, países e continentes.

8. Preenchendo as lacunas em seu negócio

A inteligência artificial é um campo fascinante e em rápido desenvolvimento. Hoje em dia, não é incomum ver empresas contratando engenheiros e programadores de IA para ajudar a desenvolver e implementar novas tecnologias baseadas em IA. Como resultado, espera-se que a demanda por esses trabalhadores e provedores de serviços de IA continue a aumentar. No entanto, à medida que essas tecnologias se tornam mais difundidas, mais e mais pessoas estão começando a se perguntar se podem viver sem usar a tecnologia de IA em suas vidas cotidianas ou se têm mais cuidado ao usá-la.

Quando você tem um negócio, a última coisa que deseja é ter uma “lacuna” em seu marketing. Portanto, quer você seja um pequeno empresário, uma figura pública ou uma startup já existente, precisa ter certeza de que está fazendo o marketing de sua população-alvo. AI (inteligência artificial) vai mudar o mundo de mais maneiras do que podemos imaginar. Ainda assim, é improvável que algum dia tenhamos a oportunidade de vê-lo em ação por nós mesmos.

A chave para incorporar fortemente a IA ao seu negócio não é pensar nela como uma ferramenta novinha em folha que você precisa aprender a usar, mas como um parceiro de negócios que pode ajudá-lo a ter sucesso, fornecendo valor real em como você faz negócios. A IA pode fornecer muitas informações, mas você precisa entender as informações que está procurando, a melhor maneira de fazer isso é usando as técnicas de pesquisa corretas.

9. Tomando decisões mais inteligentes em tempo real

O mundo está mudando rapidamente, com a inteligência artificial e o aprendizado de máquina – a combinação da inteligência humana e do poder tecnológico – se tornando uma realidade. AI é o futuro dos negócios. No entanto, quando se trata de tomar decisões, o cérebro humano nem sempre é a melhor escolha. Alguns argumentam que não é uma boa ideia tomar tantas decisões por nós mesmos e, em vez disso, deixar que os computadores identifiquem aquelas que são melhores para o negócio. O aprendizado de máquina, em particular, é o futuro das empresas e organizações que buscam tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

A inteligência artificial tem o poder de impulsionar a inovação em muitos setores. De simples chatbots e serviços de e-mail automatizados a carros autônomos e mecanismos de pesquisa avançados, a IA e o aprendizado de máquina remodelam a forma como trabalhamos, vivemos e nos divertimos. Já está mudando a forma como nos preparamos para o futuro. Mas, embora esses avanços estejam transformando as indústrias e nos ajudando a tomar melhores decisões todos os dias, muitos de nós não entendemos totalmente as implicações dessa tecnologia.

Muitas empresas estão começando a incorporar IA em seus processos. Para alguns, a transição é gradual; para outros, é mais abrupta. Porém, em ambos os cenários, os negócios mais bem preparados são aqueles que terão uma vantagem competitiva. É por isso que é importante incorporar IA de uma maneira que garanta sua eficácia. Caso contrário, você corre o risco de perder tempo e recursos valiosos. Como resultado, a inteligência artificial (IA) se infiltrou no mundo dos negócios. O maior benefício da IA ​​é a capacidade de tomar decisões com base no contexto dos dados. No entanto, o problema com a maioria dos tomadores de decisão é que eles tomam decisões sem compreender totalmente os dados.

10. Otimizando Operações e Produtividade

À medida que a demanda por IA aumenta, mais e mais produtos a incorporarão. Ter essa tecnologia incorporada em um produto garantirá que ela possa atender às necessidades do cliente e aprimorar a experiência do usuário e ajudar a reduzir o custo. Ao fornecer todos os benefícios acima ao mesmo tempo, a IA poderá ajudar a aumentar a base de clientes de um produto.

Como todos sabemos, a inteligência artificial está causando ondas em nossa vida cotidiana. Pode ser encontrada em tudo, desde carros autônomos até tecnologia de reconhecimento facial. No mundo comercial, a IA está sendo usada para automatizar vários setores: de telecomunicações a varejo e segurança. Com o advento da IA, novos modelos de negócios estão surgindo, para aproveitar as vantagens da tecnologia.

A indústria de IA está florescendo. Nossos gadgets com IA – do telefone ao carro – estão ficando cada vez mais inteligentes. Portanto, também não é surpresa que as empresas estejam começando a usar IA para se tornarem mais eficientes.

Conclusão

A IA nos negócios é um tópico importante no momento, com empresas de todos os setores trabalhando duro para incorporar a tecnologia e aproveitar seus benefícios. Como a IA é incorporada às empresas é quase incontável.

A inteligência artificial (IA) é atualmente uma grande parte de nossas vidas diárias. Ela está desempenhando um papel cada vez maior em nossos negócios, sejam eles startups de tecnologia ou empresas legadas.

Também está nos ajudando de uma forma muito mais pessoal – permitindo que nos tornemos mais inteligentes e eficientes em um ritmo mais rápido.

Publicado originalmente em SicoloS