Se a sua empresa está em processo de transformação digital, implementar a automação cognitiva acelerará todo o processo elevando o retorno dos investimentos através do ganho e eficiência, reducação de custos e melhor experiência do cliente interno e externo. A tecnologia vai revolucionar a automação de processos no seu negócio.

Na era digital, os consumidores prezam por organizações que identifiquem as suas necessidades, antes que eles percebam. O perfil do novo consumidor valoriza métodos mais fluidos, com transparência e não toleram burocracia.

Nesse sentido, as corporações que querem conquistar esse novo público e se manterem competitivas, devem considerar a automação inteligente  em seus processos. Essa abordagem aproveita e integra tecnologias como RPA e inteligência artificial.

O resultado é o processamento inteligente de informações, como interpretação automatizada de dados não estruturados, análise biometria, conversão em linguagem natural através de texto e voz, reconhecimento óptico de caracteres (OCR), entre outras.

Neste conteúdo, falaremos sobre a automação cognitiva em empresas que buscam a automação inteligente de processos e querem se preparar para esse tipo de solução. Acompanhe!

O que significa automação cognitiva?

A Deloitte define a automação cognitiva como um subconjunto de tecnologias de IA que imitam o comportamento humano, ou seja, sistemas com capacidade de “ler” e “escutar” de forma automatizada, extraindo dados de documentos, imagens, biometria (digital e reconhecimento facial) e voz.

Essa tecnologia permite oferecer mais agilidade e segurança nos processos da empresa, realizando tarefas específicas humanas de forma robotizada e inteligente, baseada em sistemas de auto-aprendizagem. 

Ao se integrar com tecnologias de IA (Inteligência Artificial) e RPA (Robotic Process Automation) proporciona diversas vantagens para a produtividade da organização, economia de gastos e melhora na experiência dos clientes.

Diferença entre RPA e automação cognitiva

Entender o que é automação de processos robóticos é fundamental para aplicar a tecnologia de automação cognitiva.

O RPA consiste em uma ferramenta para automação de processos, o qual robotiza tarefas consideradas demoradas, burocráticas e repetitivas, deixando os profissionais responsáveis por atividades que precisam de mais atenção.

A principal diferença entre RPA e automação cognitiva, é que a Automação de Processos Robóticos não depende de inteligência para operar, ou seja, é puramente repetitivo e mecânico. Esse modelo é ideal para empresas com processos bem definidos e com regras claras.

Já a automação cognitiva utiliza dados e inteligência artificial para automatizar e otimizar fluxos de trabalho com pontos de decisão ou interpretação de dados não estruturados, baseando-se em ações fundamentalmente humanas. Essa tecnologia é uma solução para projetos mais amplos, com diversos formatos de dados e documentos e direcionada à realidade atual de empresas.

O que são tecnologias cognitivas?

A capacidade de interação de máquinas com os seres humanos, de forma fluida e natural, a habilidade de interpretação de dados, de identificação de erros e falhas, e de aprendizado, é o que chamamos de tecnologias cognitivas.

A tecnologia de captura cognitiva de documentos é a combinação de Inteligência Artificial com outras ferramentas para processamento de documentos, de forma rápida e precisa. Esse método extrai informações, em formato estruturado ou não, permitindo a leitura desses arquivos de forma automatizada.

A tecnologia de Optical Character Recognition (OCR), reconhe textos nas imagens extraindo informações de fotos de documentos enviadas pelos usuários, como RG, Carteira de Trabalho ou CNH.

Em conjunto com o Visual Recognition ou Computer Recognition, que  é uma solução que utiliza inteligência artificial para verificar se os documentos recebidos não estão cortados, rasurados ou ilegíveis, além de verificar imagens de selfies enviados pelos usuários, os motores cognitivos são automatizados com base nas regras de validação dessas informações.

Quando identificada alguma irregularidade, o sistema automaticamente notifica os usuários, eliminando essa tarefa da rotina do analista.

Alcançando o potencial máximo da automação cognitiva

Os processos de negócios automatizados através da automação cognitiva garantem bons resultados para as empresas, utilizando tecnologias como processamento de linguagem natural (PLN), realidade aumentada e machine learning para cumprir tarefas com agilidade e produtividade.

A tecnologia imita o comportamento humano em atividades que envolvam sistemas computadorizados. No entanto, a possibilidade de falhas ou erros nos processos são bastante reduzidas, assim como o tempo de produção.

Esse sistema de automação tem a capacidade de controle sobre diversos processos de forma autônoma e sequencial. Tudo isso por meio de interpretação de dados não estruturados, interações de objetos na tela ou interfaces programáveis de aplicação.

O investimento nas tecnologias de automação ajudam as empresas a padronizarem, otimizarem e organizarem seus processos, eliminando imprecisões, falhas e lacunas nos fluxos de trabalho.

A automação cognitiva vai além do conceito de tecnologia, é uma solução que mostra a mudança de mindset da empresa para um visão de inovação. É a adoção de um sistema que fará parte do ecossistema do negócio, promovendo a diferença frente às mudanças sociais e preparando a empresa para o futuro.

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Publicado originalmente em Stoque