Com mais de 20 anos de experiência na área, o executivo construiu uma sólida carreira corporativa, e atualmente concilia a atuação prática como consultor de grandes empresas com a vivência em sala de aula como professor de instituições de renome
Fernando Moulin é natural de Volta Redonda (RJ). É um profissional de transformação digital, marketing e inovação com foco na geração de negócios, com passagem em funções de liderança executiva por diversas empresas de alto nível, em diferentes setores. Com mais de 20 anos de experiência, atualmente é Partner da Sponsorb e lidera projetos ligados à transformação digital e ao CXM (Customer Experience Management). Leciona na ESPM-SP, no INSPER e na Live University, é investidor-anjo e cofundador da Malbec Angels, além de mentor de startups, colunista de diversos veículos de comunicação, palestrante TEDx e jurado de premiações de marketing e negócios.
Formação
Iniciou a sua formação acadêmica se graduando em Engenharia Química pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Depois de formado, fez um MBA Executivo Internacional na FIA-USP, eleito o melhor MBA do Brasil e classificado entre os 100 melhores do mundo. Enveredou mais profundamente ao longo de sua carreira pelos campos da transformação digital, marketing e negócios, tendo cursado especializações nestas áreas em renomadas escolas pelo mundo, como Kellogg/NorthWestern (EUA), Cambridge (Reino Unido), INSEAD (França, Singapura), Lingnan University (China), Vanderbilt (EUA) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo.
Trajetória profissional
Fernando Moulin é especialista em alguns temas no mundo dos nos negócios, marcadamente inovação, transformação digital (metodologia ágil, cultura digital, indústria 4.o, etc.), experiência do consumidor, jornada do cliente, internet das coisas, 5G, gestão de canais digitais, e-commerce, omnicanalidade e marketplaces.
Após alguns estágios durante a faculdade, ingressou no programa de trainees do Citibank, em 1999. Já nessa época, iniciou suas atividades profissionais em marketing, atuando na área de canais digitais do banco e participando de projetos pioneiros como o Citimail Banking, primeiro extrato personalizado de conta corrente criptografado enviado aos clientes no mundo.
Posteriormente, teve uma passagem como gerente de marketing direto para a América Latina da LatinStocks.com, pioneira fintech dos anos 2000 com atuação nos EUA, no México, na Argentina e no Brasil, que hoje já não desempenha atividades comerciais. De lá, participou ativamente da construção do setor de telecomunicações brasileiro, atuando em funções gerenciais na BCP (atualmente, Claro) liderando programas estratégicos nas áreas de CRM, Segmentação e Gestão de Clientes.
Em 2003, assumiu a função de gerente de marketing na GE Money, implementando projetos vinculados às diferentes disciplinas do marketing e lançando alguns novos produtos e serviços voltados aos consumidores emergentes, além do lançamento e posicionamento dessa marca no Brasil. Foi o responsável pelo reposicionamento do Programa Mais de Fidelidade no Grupo Pão de Açúcar e liderou toda a área de Marketing Digital e CRM para a Nokia na América Latina por alguns anos.
Também teve passagens pela área de Gestão de Relacionamento com Clientes na Nokia, antes de iniciar na Cyrela Brazil Realty em 2010 – empresa na qual por três anos teve a oportunidade de liderar todas as atividades e programas de marketing digital para as marcas Cyrela (premium) e Living Construtora (econômica), atuando em mais de 200 projetos em 16 estados brasileiros.
Sua última passagem como executivo profissional foi como diretor na Vivo (empresa do Grupo Telefónica), onde por seis anos e meio teve responsabilidade direta na liderança e implementação de um dos maiores programas de transformação digital do Brasil, gerenciando mais de 100 canais digitais e lançando iniciativas como o Vivo Digital Labs (uma das referências corporativas de implementação da cultura ágil e inovação no Brasil) e o aplicativo Meu Vivo.
Em 2020, em linha com todas as transformações pelas quais passa o mercado de trabalho rumo à maior especialização e prestação de serviços customizados, resolveu deixar de ocupar posições corporativas para embarcar em uma jornada de empreendedorismo e transformação em escala de um maior número de profissionais, empresas e setores. Nesse processo, tornou-se business partner da Sponsorb, consultoria boutique de business performance. Adicionalmente, assumiu como professor de disciplinas ligadas ao marketing digital e à inovação em instituições de ensino superior como a ESPM, o INSPER e a Live University.
Atuação acadêmica
Fernando é professor do Master em Gestão da Experiência do Consumidor e de Varejo 4.0, Inovação e Omnicanalidade na ESPM, professor de Transformação Digital e Inovação no INSPER, bem como professor e conselheiro deliberativo do IBRAMERC da Live University, em disciplinas ligadas aos campos de Internet das Coisas e 5G, Transformação Digital, Gestão Agile e Design Thinking e para alunos do MBA de e-Commerce.
Indo além
O executivo e professor também é cofundador da Malbec Angels, grupo de investidores-anjo com algumas investidas no Brasil, atua como mentor de startups e executivos(as), além de ser advisor estratégico para empresas e organizações do terceiro setor. É palestrante em eventos públicos e privados, incluindo o TEDx e também jurado de premiações importantes do mercado, como o Prêmio ABEMD e o Prêmio Best Performance. É também colunista da Revista Consumidor Moderno, da Propaganda & Marketing e publica artigos seus recorrentemente em veículos como a Meio & Mensagem, O Estado de São Paulo e vários outros veículos de renome.
Comentários