A Cloe — plataforma de aprendizagem ativa, elaborada para engajar professores e estudantes — inicia o ano de 2022 com uma grande novidade: a companhia, que até então oferecia conteúdo apenas para o Ensino Infantil e Fundamental, agora conta também com conteúdo para apoiar as aulas do Ensino Médio.
Para isso, a plataforma se adequou às novas regras do novo Ensino Médio, que passam a valer a partir deste ano, e que dentre as principais mudanças estão o aumento da carga horária letiva anual e a atualização na grade curricular dos alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.
O tempo de aulas passará a ser de 5 horas diárias, o que no fim do ano somarão mil horas letivas, um aumento de 200 horas em comparação ao modelo antigo. Além disso, a nova lei permite que 30% do Ensino Médio noturno e 20% do diurno possam ser feito remotamente.
Já conhecidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as disciplinas passam a ser divididas por áreas de conhecimento, sendo elas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
“Estamos muito felizes em anunciar esta parceria: ela é o exemplo de que não precisa haver dilema em educação e é possível inovar e, simultaneamente, manter a qualidade das avaliações. Essa é nossa missão desde o início: transformar a educação e fazer isso com muito rigor. A integração com a AIO visa oferecer caminhos para que os estudantes alcancem melhores desempenhos nas provas e consequentemente alavanquem suas carreiras por meio de boas universidades”, acredita o fundador e Chief Product Officer da Cloe, Renato Dias.
Criada em 2020 pelos sócios-fundadores, Patricia Oakim (CEO) e Murilo Vasconcelos (CTO), a AIO agora é integrada à Cloe, em um único acesso, que disponibilizará avaliações personalizadas e orientação individual feitas com inteligência artificial a partir de dados da própria performance dos estudantes, mostrando para eles os temas prioritários de estudo que podem alavancar seu desempenho.
Por meio da parceria com a Cloe, que faz parte da Camino Education, grupo educacional que também é mantenedor da Camino School, a expectativa é que a solução integrada chegue em mais de 130 mil estudantes, além da expansão do conteúdo já disponível na plataforma.
Como funciona?
Os estudantes que acessarem a plataforma da Cloe poderão realizar simulados reduzidos com 12 questões para cada área do Enem que irão detectar o nível de conhecimento e orientar os estudos de cada aluno. As questões são divididas entre as áreas de conhecimento, que são: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.
Usando inteligência artificial, a AIO direciona a próxima questão pro aluno de acordo com o seu desempenho na questão anterior. Além disso, a AIO inclui um cronômetro que permite verificar o tempo gasto para responder cada uma das questões.
Além disso, também estão disponíveis os simulados do Enem, divididos em 45 questões em cada área do conhecimento. Caso o aluno consiga fazer dois simulados no mesmo dia, é possível reproduzir a experiência da prova do Enem, que contempla 90 questões.
Simulados disponíveis
Serão duas edições para o 1º ano, quatro edições para o 2º ano e seis edições para o 3º ano, que servem para que os alunos testem a resistência nas provas. Além disso, haverá também um simulado para a Fuvest, um para Unesp e um para a Unicamp.
Todos os simulados e avaliações disponíveis na plataforma utilizam a metodologia de avaliação do Enem, a TRI (Teoria de Resposta ao Item) que, diferente das avaliações tradicionais, contabiliza o número de pontos de acordo com a dificuldade das perguntas, utilizando um cruzamento de dados.
Acompanhamento dos professores
A integração da AIO na Cloe também possibilita que professores e coordenadores das escolas acessem um painel para avaliar o desempenho das turmas, assim entendem tanto de forma conjunta quanto de forma individual, como está sendo a evolução das turmas e de cada um dos alunos em determinadas disciplinas, podendo desenvolver ações pedagógicas direcionadas.
“A AIO é uma aliada do professor. Conseguimos fornecer informações precisas de desempenho porque usamos avaliações personalizadas criadas com inteligência artificial. E esse tipo de inovação tecnológica em conjunto com conteúdo de qualidade apoia o professor para que ele auxilie o aluno a se desenvolver de uma forma mais dinâmica e precisa.”, afirma Patricia Oakim, sócia fundadora e CEO da AIO.
Comentários