Responsável pela rápida adaptação dos negócios aos novos modelos de trabalho remoto e híbrido, os benefícios da transformação digital realizada de maneira efetiva e inclusiva já podem ser sentidos por empresas que atuam em diferentes setores. À medida que as novas tecnologias são adotadas de modo a envolver todos que fazem parte do dia a dia da organização, um recente estudo realizado pelo Boston Consulting Group sobre maturidade digital e proficiência – capacidade de uso das tecnologias para seu benefício – apontou um aumento de até 25% em receitas e redução de até 28% dos custos das empresas que passaram por este processo
“Nossos pilares culturais envolvem colaboração, inovação, ética e trabalho em equipe. Com essas fundações, conseguimos ter um crescimento sustentável muito importante. Temos conseguido esse crescimento porque trabalhamos em cima de uma base sólida, tanto de pessoas, quanto de tecnologia”, destaca Roberto Oikawa, diretor de Tecnologia da Casa dos Ventos, uma das empresas pioneiras no mercado de energia renovável do país, que realizou seu processo de transformação digital com a implementação de ecossistemas de inovação por meio do apoio da especialista Gentrop, parceira premier do Google e Salesforce na América Latina.
Experiência parecida também foi vivenciada pela Liq, empresa de customer experience que constrói relações entre as marcas e seus consumidores, e que também contou com a parceria da Gentrop. De acordo com Andreia Silva, coordenadora de Tecnologia da Liq, o processo de transformação digital impulsionou a conexão e colaboração entre os funcionários. “Ser coordenadora do projeto Google foi bastante desafiador, principalmente pela questão da mudança da cultura organizacional em virtude do uso de uma ferramenta mais colaborativa, que não requer a presença em espaços físicos e permite todos os acessos de forma online, sem a troca incessante de e-mails e com o compartilhamento de arquivos para que todos pudessem contribuir. Foi um processo bastante prazeroso, uma transformação que uniu as equipes”, pontua.
Comentários