Completando cinco anos no mercado em 2022, o Baixada Nerd colocou as nove cidades da Baixada Santista na mira das gigantes de TI. Com passagens pelas principais universidades, escolas técnicas e centros acadêmicos do segmento de tecnologia, o grupo tem como objetivo difundir o conhecimento e a inovação e trazer holofotes para os profissionais da região.
“O projeto nasceu com a intenção de mostrar que a Baixada Santista é um berço de profissionais da tecnologia e um celeiro do setor e, assim, estimular esses talentos e mostrar que a região é um celeiro profissional, bem como estimular a troca de experiências como forma de consolidar o desenvolvimento tecnológico”, explica Leo Andrade, cientista da computação e um dos fundadores do Baixada Nerd.
O grupo funciona em uma iniciativa sem hierarquia, controle central ou incentivo público. Indo de encontro com a sociedade digital, são os próprios agentes que compartilham as informações de forma livre.
Nos moldes do pioneiro Vale do Silício, a comunidade colaborativa reúne profissionais, estudantes, empresários e entusiastas em tecnologia, que visam compartilhar conhecimento a fim de engajar jovens a ingressarem no segmento e democratizar a tecnologia. Além de revolucionar as dinâmicas do padrão atual de trabalho em TI e despontar a região para novos investimentos de empresas.
Com palestras e debates que abordam desde o desenvolvimento de sistemas e boas práticas de decodificação até infraestrutura, segurança da informação e tendências do setor, o Baixada Nerd já passou por ETECs em Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. Nas FATECs, o grupo marcou presença em Praia Grande e Santos e, em Cubatão, no Instituto Federal, além de diversas instituições particulares na região.
Comentários