Por Amanda Borba, Comunicação e Marketing em HDB Systems
Líderes de TI muitas vezes têm dificuldades para demonstrar o valor comercial da TI e de suas estratégias. Porém, a TI e a estratégia digital são essenciais nas condições econômicas atuais. Por isso, é necessária uma história de valor impactante para ajudar as partes interessadas de negócios a entender e comprar suas iniciativas de tecnologia.
Siga estas 7 regras para garantir que a TI e a estratégia digital permaneçam focadas nos resultados com os quais seus parceiros de negócios se preocupam. Em sua essência, uma história de grande valor ressoa com os líderes de negócios, apoia sua tomada de decisão e se alinha aos seus principais objetivos ou preocupações. Assim, concentre-se na comunicação dos resultados entregues.
Aproveite os ventos contrários econômicos de hoje para mostrar o valor comercial da TI. Nunca houve um momento melhor para dar vida às suas iniciativas de tecnologia por meio de uma história de valor convincente. Isso requer foco inabalável nos resultados e objetivos com os quais seus stakeholders realmente se importam.
O Gartner desenvolveu sete regras que CIOs podem seguir para criar e articular histórias de maior valor comercial. A empresa prevê que, até 2027, os CIOs que implementarem essas regras terão 75% mais sucesso em sua contribuição estratégica e nas taxas de aprovação para solicitações de financiamento.
Nº 1: Lembre-se de que a parte interessada de TI sempre determina o valor
As partes interessadas e os consumidores de TI são os que determinam o que é de valor. Ao identificar o que é valioso, é essencial alinhar-se firmemente com o negócio. Ou seja, sem uma visão clara das prioridades de negócios, a TI provavelmente permanecerá focada nos objetivos errados. Assim, ela deve concentra-se em atender aos objetivos, benefícios e gerar resultados de negócios.
Identifique seus principais interessados e/ou consumidores, começando com os líderes empresariais. Capture, valide e reavalie regularmente suas necessidades.
Nº 2: Observe que nem todos os resultados são igualmente avaliados
Junte-se aos líderes de negócios para identificar e classificar suas prioridades. Como por exemplo, aumento de receita ou economia de caixa e ganhos de eficiência. Dessa forma você poderá alinha os recursos de TI para fornecer os resultados priorizados. Capture e valide os benefícios quantificados com as principais partes interessadas e liderança.
Observe que sua organização normalmente valoriza os impactos na missão e no crescimento da receita mais do que gastos evitados e reduções de custos. Por isso, as contribuições orçamentárias são mais valiosas do que as eficiências obtidas por meio de melhorias de processo.
Nº 3: Construa duas narrativas de valor comercial, para operar e transformar
A TI pode permitir que o negócio funcione e mude, mas seu valor para cada objetivo é percebido de forma diferente pelas partes interessadas. Portanto, as medidas de valor para as iniciativas de ‘execução’ e de mudança devem ser diferentes. Se uma iniciativa abranger ambos, destaque as diferenças e as interdependências em qualquer comunicação relacionada.
Meça o valor de gastos com métricas como retorno do investimento e execute o gasto através do preço pelo desempenho.
Nº 4: Meça o impacto da TI nos objetivos das partes interessadas, não no esforço ou recursos consumidos
Meça os resultados de negócios, não o trabalho de TI. O desempenho da plataforma, dos sistemas e da infraestrutura constituem elementos da produção de TI. Dessa forma, eles não representam valor quantificável para a parte interessada do negócio.
Documente o resultado de negócios pretendido, conforme acordado com seus stakeholders. Em seguida, meça o impacto da TI na contribuição para os resultados de negócios e evite métricas que comuniquem esforço, trabalho ou resultados técnicos.
Nº 5: Alinhe os custos de TI aos serviços de negócios que eles permitem
As partes interessadas compreenderão melhor o valor da TI quando seus custos estiverem vinculados aos serviços que ela oferece. Ou seja, o cálculo de custos de peças ou tecnologias não suporta uma conversa de valor. As conversas de valor devem incluir custo e benefício.
Custeie o valor entregue no nível do resultado de negócios. Como por exemplo, custo por estação de um aplicativo ou custo por transação de serviços críticos de negócios. E netão, inclua custos e benefícios em todas as propostas de projetos para determinar o valor líquido.
Nº 6: Comunique o valor comercial da TI na linguagem da parte interessada
Ao comunicar o valor da TI, use linguagem de negócios, não terminologia técnica ou acrônimos. Mantenha a comunicação com os líderes de negócios clara, relevante, de fácil compreensão e projetada para impulsionar a tomada de decisões.
Dessa forma, evite mergulhos profundos nos recursos de tecnologia e plataformas. Busque traduzir mensagens de valor em insights acionáveis que apoiam a tomada de decisões críticas de negócios.
Nº 7: Garantia que os financiadores da TI entendam seu valor comercial para seus objetivos
Os líderes financeiros e de negócios que financiam a TI devem entender o valor e o impacto da TI nos resultados dos negócios. Para isso, envolva os compradores econômicos no início do processo de definição de valor. Faça da justificação de gastos e definição de valor um esforço coletivo entre a TI e as principais partes interessadas.
Um relacionamento produtivo CIO-CFO é fundamental para garantir que a estratégia digital receba o financiamento adequado. Relacionamentos fortes CFO-CIO são mais propensos a encontrar financiamento para iniciativas digitais e manter os gastos alinhados com o plano de orçamento.
Adapte essas regras para sua organização
Para obter o máximo impacto, use essas regras como ponto de partida para estruturar e orientar suas narrativas de valor de TI. Para se adaptar à sua organização, pergunte:
- Esta regra se aplica à nossa organização?
- Como devemos personalizar essa regra para nossa organização?
- Podemos enfatizar essa regra em nosso valor comercial de comunicações de TI? Quando e como?
- O que mais devemos fazer diferente para comunicar uma mensagem de valor mais clara e impactante?
Fonte: Gartner, por Robert Neagle. Robert Naegle é vice-presidente de pesquisa focado em finanças, economia e valor comercial do CIO.
Publicado originalmente em HDB Systems.
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