Transação, recentemente regulamentada pelo provimento 100/2020 do Conselho Nacional de Justiça em meio à pandemia do coronavírus, foi feita sem necessidade de comparecimento ao cartório
A Lello se tornou a primeira imobiliária do Brasil a intermediar a assinatura de uma escritura de compra e venda de imóvel de forma eletrônica, sem que comprador nem o vendedor precisasse comparecer ao cartório.
A transação foi realizada no último dia 9 de junho, por meio da plataforma e-notariado, via videoconferência e com assinaturas digitais utilizando o certificado digital – ICP- Brasil, referente a um apartamento no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista, comercializado pelo valor de R$ 700 mil.
O procedimento foi recentemente autorizado pelo Conselho Nacional de Justiça em meio à pandemia do novo coronavírus, e já está disponível em pelo menos nove estados.
“Pela primeira vez, as duas partes envolvidas na compra e venda de um imóvel puderam fazer todo o processo de forma virtual e eletrônica, desde a emissão e assinatura do contrato até o registro da escritura. É um marco sem precedentes para o setor imobiliário”, afirma Igor Freire, diretor de Vendas da Lello Imóveis,
A imobiliária já vinha trabalhando com a assinatura eletrônica dos contratos de compra e venda, modalidade que representou 50% dos negócios fechados depois do início da pandemia.
“A assinatura eletrônica é mais uma forma para facilitar e assegurar o fechamento de negócios. Os contratos são assinados de forma simples, seja através de um smartphone, um tablet ou computador, não importando onde as partes estejam. E, mais importante, trata-se de uma modalidade juridicamente válida”, destaca Igor.
Além disso, também em razão da crise do novo coronavírus, lançou no final de março um sistema de visita virtual de imóveis colocados à venda na cidade de São Paulo e no ABC. Com isso, corretores ou os próprios proprietários gravam vídeos das casas e apartamentos para envio aos interessados.
O atendimento da Lello continua 100% online, com os profissionais da imobiliária trabalhando no sistema de home-office.
Comentários