O Mercado Eletrônico, líder em soluções para e-commerce B2B na América Latina, disponibiliza para os usuários de sua plataforma a ferramenta ME Boost. O produto utiliza tecnologia de analytics e business intelligence (BI) e tem como finalidade fazer o controle inteligente e estratégico da área de compras através de dashboards gerenciais.
A ferramenta conta com um motor de pesquisa escalável e armazena grandes volumes de informações, além de interpretar todo o conteúdo em gráficos adaptados às necessidades de cada usuário, com possibilidade de aplicação de filtros e análises detalhadas.
No modelo de SaaS (Software as a Service), 100% online, o ME Boost possibilita planos de ação mais assertivos para as empresas. “Nossa solução ajuda o tomador de decisões, através de visões consolidadas, analíticas e gerenciais de todos os processos relacionados a área de compras, analisar performance, resultados e obter insights sobre como está o andamento da área, do time, dos colaboradores, fornecedores, etc. Por meio de alguns relatórios/dashboards predefinidos, ajudamos a descobrir respostas para muitas das perguntas existentes e com isso traçar melhores estratégias no dia-a-dia.” afirma Diogo Morgado, gerente de produtos do Mercado Eletrônico.
Dashboards para acompanhamento de dados
A plataforma permite filtrar os dados por período para facilitar a verificação, o que, consequentemente, também facilita a auditoria da área. Estão disponíveis na ferramenta alguns tipos de dashboards para realizar a análise estratégica do setor de compras.
• Dashboard transacional
Nesta tela, o gestor terá acesso às informações de volumetria, com dados como quantidade de pedidos, status do andamentos dos itens das requisições, volume de cotações e etc. Todos os dados relacionados entre si, como exemplo quantidade de Pedidos por uma determinada filial.
• Dashboard de negociação
Nele, o gestor poderá conferir a performance financeira da área de compras focados em savings das negociações, acessando gráficos de “saving médio por fornecedor”, “saving por preço médio”, “saving conquistado na última compra com determinado fornecedor”, “saving conquistado por comprador”, “saving por família de produtos”, entre outras possibilidades. Essa tela permite a análise do desempenho da área durante todo o processo de negociação, o que pode trazer insights para novas alternativas e soluções para negociar.
• Dashboard leadtime
Nesta tela, existem informações referentes ao tempo de cada processo da área de compras. O gestor poderá verificar o leadtime médio de aprovação por requisição, o leadtime médio por cotação, o tempo que leva para uma requisição se tornar um pré-pedido, o tempo médio que leva para uma requisição se tornar um pedido, qual comprador demora mais no processo, além de outras informações estratégicas para os negócios.
• Dashboard de pedidos – Spend analysis
Este dashboard traz informações gerais sobre o spend da área de compras. É possível conferir o valor total de spend, o total de fornecedores utilizados até o momento ou por período, o total de pedidos, a contagem total de linhas/itens comprados, o spend por categoria de itens, a média que cada fornecedor demora para ler/responder a um pedido, o spend por filial etc.
A adoção da ferramenta na rotina das empresas é um caminho para obtenção de mais controle e poder de decisão na área de compras. “O ME Boost facilita o entendimento dos processos de uma forma global, para que os times de compras analisem e gerem mais inovações, resultados significativos e economia.”, finaliza Diogo.
Comentários