Os bancos digitais deixaram de ser apenas uma opção moderna aos meios tradicionais e se consolidaram como uma realidade durante à pandemia. Com uma intensa migração dos clientes ao meio online para efetuar transações e outros processos bancários, as instituições tiveram que focar ainda mais no aprimoramento de seus serviços digitais de maneira a oferecer uma melhor experiência ao usuário.

Em webinar realizado em parceria com a Fintech Americas, Renato Morais – especialista em identidade digital e gerente comercial da OneSpan – abordou a importância da assinatura eletrônica e da digitalização dos processos bancários. “A assinatura eletrônica nada mais é do que um conceito legal em que há o acordo entre duas partes. Neste caso, em vez de se escrever ao final da página, o acordo é selado por meio de processos criptografados”, explica Renato. O processo, hoje, é aplicado para diversos segmentos de negócios.

Com a digitalização das instituições financeiras, é cada vez mais comum que as aberturas de contas, contratos, financiamentos, pedidos de empréstimos e outros processos sejam feitos por meio de assinatura eletrônicas. Apesar de essa ser uma realidade cada vez mais comum, a experiência digital do cliente precisa ser a melhor possível. “Para evitar taxas de abandono, as instituições devem buscar oferecer uma experiência operacional ampla e fluida”, diz Renato. O executivo também explica que todo o processo deve ser palatável para pessoas de diferentes níveis de domínio tecnológico. “A assinatura deve ser fácil para quem já domina a linguagem digital, mas também para pessoas que nunca tiveram contato com esse tipo de tecnologia.”

Outra preocupação que as instituições devem ter é oferecer uma experiência de uso aos clientes que seja igualmente segura em todos os canais digitais. É preciso que as pessoas sintam segurança nos ambientes online e, para isso, é essencial que se invista em programações antifraude e em soluções de segurança.