Em meio à crise da pandemia do novo coronavírus, que deixou a população isolada por meses, um novo mercado cresceu: o de visualização em 3D. A tecnologia já é uma tendência há tempos, mas foi impulsionada neste período como forma de atenuar os problemas causados pelo distanciamento social. De acordo com o estudo, de 2020, do centro de pesquisa dos EUA, Forrester Consulting, que ouviu empresas de diversos setores, 55% delas afirmam que irão aderir a tecnologia nos próximos anos e 94% das que já adotaram planejam expandir.

No Brasil, a empresa de realidade virtual, Venturion, investida do Grupo Tapps, é pioneira no setor e lançou o primeiro showroom em 3D para a CaseIH, indústria de máquinas agrícolas. A iniciativa é uma alternativa para levar produtos e projetos para mais próximo do público virtualmente em tempos de pandemia. “Todas as áreas que querem inovar, gamificar ou trabalhar com experiências, podem e devem investir na visualização 3D”, afirma Ana Prync, porta-voz da Venturion.

Para a CaseIH, a startup desenvolveu uma plataforma complexa, utilizando a tecnologia dos games para apresentar os lançamentos de colheitadeiras da empresa de forma imersiva e interativa, usando a tecnologia 3D em tempo real. “O usuário pode navegar pela plataforma de forma livre e conhecer com detalhes as máquinas, de todos os ângulos, inclusive de dentro das cabines das colheitadeiras”, explica Ana.

A tecnologia da Venturion pode atender diversos setores, como de automóveis, imóveis, entretenimento, ensino e cultura. “Justamente devido a esse cenário de pandemia, nós desenvolvemos a plataforma virtual para ser utilizada por meio do browser de computador. O modelo permite trabalhar em tempo real com animações sofisticadas e leves, utilizando a tecnologia avançada dos games”, afirma Ana.

De acordo com a porta-voz, a Venturion já trabalha na implementação da tecnologia em empresas do setor de educação e cultura, com projetos que serão divulgados em 2021.