Por César Andrade, executivo de relacionamento de canais, da Locaweb Pro

Em um ambiente tecnológico cada vez mais transformador, é fundamental para o profissional desenvolvedor oferecer projetos simultâneos que atendam de maneira completa às necessidades dos clientes. Um perfil análitico e pró-ativo que busque fornecer um atendimento personalizado e uma infraestrutura completa não é mais um pré-requisito, mais uma exigência de mercado para gerar receitas.

Para criar vantagem competitiva em seus projetos é preciso ir além da presença online, investindo nos melhores serviços digitais. Muito mais do que desenvolver aplicações, é preciso conhecer todas as soluções disponíveis no mercado para aplicar no gerenciamento e execução das demandas de cada cliente, intensificando os resultados, principalmente no que se refere ao marketing digital e ao ranqueamento das marcas e palavras-chaves nos sites de busca de referência.

Em primeiro lugar, é importante avaliar e selecionar a hospedagem de sites que tenha uma infraestrutura adequada para que o projeto possa rodar de maneira segura, com armazenamento de informações, imagens e vídeos, sem sobrecarregar as páginas ou deixá-las lentas, criando novas oportunidades no fornecimento de serviços para atualizar sites sob demanda. Além disso, ao escolher seu provedor, opte por um que reduza os custos e otimize o investimento com qualidade superior na operacionalização.

O segundo passo será a oferta de criação de sites e lojas virtuais, pois se bem estruturada, será convertida em uma fonte rentável para que os desenvolvedores construam e gerenciem múltiplas plataformas, na manutenção dos templates e dados, por exemplo, proporcionando soluções que tragam facilidade na gestão dos e-commerces e sites institucionais, gerando novos leads para os clientes finais.

Invista em e-mail marketing, é a maneira mais efetiva e rápida de comunicar a marca com os clientes finais, trabalhando os conteúdos estratégicos direcionados ao público-alvo, que reforcem a reputação e a imagem da marca.

Por fim, busque uma diferenciação no ambiente digital, investindo em sistemas de pagamento online, afinal, quem têm lojas virtuais ou está presente em marketplaces precisa assegurar as compras e os dados transacionados dos clientes, evitando as fraudes e vazamento de dados. No mercado de meios de pagamentos digitais, existem várias opções, como os intermediadores, links de pagamentos para redes sociais, sistemas antifraude, gateway, entre outros.

Portanto, o desenvolvedor que busca conquistar o gerenciamento de múltiplos projetos, deve estar atento às principais soluções digitais do mercado e as novas tendências, para oferecer um ecossistema completo e uma experiência única aos clientes, fidelizando e gerando receitas recorrentes.

Sobre o autor – César Andrade atua desde 2015 como executivo de relacionamento com canais da Locaweb Pro. É formado em propaganda e marketing pela Universidade Paulista.