As transformações digitais dos últimos anos mudaram de forma irrevogável a nossa rotina. Este ano, com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, isso ficou ainda mais evidente, tornando a internet nossa grande aliada. Afinal, duvido que neste período você não tenha recorrido ao aplicativo do seu banco para pagar contas ao invés de ir até a sua agência ou feito compras online para não ter que ir até o supermercado e correr o risco de se contaminar, certo?

Com esse novo cenário, diversas atividades que sequer imaginávamos possíveis de serem realizadas no ambiente digital se tornaram realidade, trazendo mais comodidade e segurança para o nosso dia a dia. Pensando nisso, listamos dez tarefas que você nunca imaginou que conseguiria fazer online e que agora pode. Confira!

• Comprar carros online: a Vianuvem , primeira startup com software BPM no code, possui uma funcionalidade que permite a aquisição de automóveis de forma digital a partir das mais de mil lojas parceiras da empresa espalhadas por todo o Brasil. A nova ferramenta funciona de maneira simples, unindo o processo no ambiente online com o atendimento das concessionárias. Após a escolha do automóvel, todos os trâmites, desde a assinatura do contrato, financiamento, documentações com os despachantes ou com o DETRAN, entre outras formalidades, são feitas remotamente a partir da plataforma.

• Ensino lúdico por meio de aplicativos de gamificação e microlearning: os conteúdos estão cada vez mais densos e complexos, o que muitas vezes pode dificultar o aprendizado e até mesmo desestimular os estudantes. Mas, com um pouco de criatividade e dedicação, é possível encontrar maneiras de deixar os assuntos mais interessantes. O aplicativo da Qranio, plataforma mobile de aprendizagem para transformar o ensino mais lúdico e estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais a todo momento, tem sido o braço direito dos estudantes nesta missão! Por meio do aplicativo, é possível brincar e aprender sozinho, ou ainda desafiar os amigos para um duelo em categorias que vão desde conhecimentos gerais, como língua portuguesa, matemática, física e geografia até Cultura Pop. Também é possível trocar as Qi﹩, moedas virtuais da startup, por prêmios reais.

• Contratar crédito: Se antes era necessário diversas idas ao banco, entrega de mais e mais documentos, atualmente é possível fazer diversas transações financeiras, incluindo a contratação de um empréstimo, diretamente pela internet. É o caso do serviço oferecido pela bxblue , fintech de empréstimo consignado. Por meio da plataforma, servidores públicos e aposentados podem comparar ofertas de consignado, escolher a que melhor se encaixa e contratar online. Com parcerias com os principais bancos, a ferramenta permite que os usuários contratem com taxas bem abaixo da média do mercado.

• Realizar compra de supermercado: O isolamento social e o novo perfil de consumo, fez com que os modelos de mercados autônomos em condomínios ganhassem espaço por ser a forma mais segura e cômoda dos moradores realizarem suas compras, evitando as aglomerações. O market4u , maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil, é um exemplo. A empresa instala dentro dos condomínios um pequeno mercado autônomo, sem atendentes, para que os moradores possam realizar suas compras por meio do aplicativo da empresa. Basta fazer o cadastro e efetivar o pagamento dos produtos que adquiriu, tudo isso de forma online e sem precisar ter contato com nenhum tipo de máquina.

• Experimentar produtos antes de comprar: As pessoas descobriram que comprar online pode ser algo muito mais prático e cômodo. Por conta disso, as marcas perceberam que essa será uma tendência e, para gerar uma melhor experiência ao consumidor, começaram a investir em inovações, como o uso de tecnologias imersivas de realidade aumentada. A More Than Real , empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada, por exemplo, permite uma experiência única e divertida, fazendo com que os consumidores possam ficar mais próximos dos produtos de desejo e sendo decisiva para efetivação da compra.

• Conseguir um financiamento estudantil: A Provi , fintech que tem como objetivo de revolucionar a educação por meio de crédito descomplicado, financia o curso desejado com os parceiros selecionados e em até 24x sem juros no boleto.O grande diferencial deles é que o histórico de crédito de uma pessoa não pode servir como barreira na hora de estudar e, por isso, a famosa análise no SPC/Serasa não é o único fator levada em consideração na hora de aprovar um financiamento.

• Cuidar da saúde e bem-estar mental de sua casa: mesmo em tempos de isolamento social, a psicoterapia continua sendo uma das principais maneiras de cuidar da saúde mental. Atualmente, existem diversas maneiras de iniciar e dar continuidade aos tratamentos psicológicos sem a necessidade da presença física, auxiliando os pacientes a terem um entendimento maior sobre as questões que os afligem. Uma boa maneira de ter um tratamento psicoterápico é buscar plataformas certificadas em psicologia, que conectam pacientes a especialistas, como o caso da clínica digital Telavita. Assim, você pode receber um tratamento qualificado de forma rápida, simples e segura.

• Escolher o melhor produto para cuidar dos cabelos sem sair de casa: o cuidado diário com os cabelos faz parte do dia a dia das pessoas, por isso, as marcas começaram a estimular o uso de produtos que proporcionam bem-estar e criaram estratégias para chegar até o consumidor de forma mais assertiva. Um exemplo disso é a JustForYou , primeira beauty tech brasileira a usar inteligência artificial para desenvolver fórmulas personalizadas para shampoos e condicionadores, que disponibiliza um questionário completo para que as pessoas recebam em suas casas itens personalizados para cada necessidade capilar.

• Agilizar o check in do voo por biometria facial de onde estiver: Com o avanço da tecnologia, cresce também a necessidade de ampliar os níveis de segurança em diversos segmentos, principalmente na hora de agilizar os processos de embarque nos voos. A FullFace , empresa brasileira de biometria facial, oferece o Selfie Check-In, recurso que utiliza o reconhecimento facial para a realização do check-in, por meio do aplicativo da empresa no celular dos passageiros de onde eles estiverem.

Tirar cidadania europeia: Encontrar documentos de antepassados, comprovar árvore genealógica e linha materna, tradução juramentada, retificação administrativa e judicial são alguns dos procedimentos necessários para tirar cidadania europeia (italiana e portuguesa, por exemplo) e que demandam tempo, dedicação e intensa pesquisa. Atualmente, a Cidadania4u – empresa brasileira criada para auxiliar na obtenção da cidadania europeia de forma transparente, prática e em um ambiente 100% online – oferece a possibilidade a solicitantes fazer tudo via aplicativo ou pelo site, com assessoria in loco na Itália e em Portugal, garantindo maior transparência e rapidez para tirar o passaporte e cidadania desses países.