A MuleSoft, fornecedora da plataforma de integração e API nº 1 do mundo, anunciou o resultado do The State of Business and IT Innovation . A pesquisa global1 com 1.739 funcionários da área comercial (Line of Business – LoB) em organizações com pelo menos 250 funcionários revelou que somente 37% das organizações têm as habilidades e a tecnologia para acompanharem os projetos digitais durante a pandemia de COVID-19.

A grande maioria (82%) dos funcionários de LoB acredita que precisa de acesso rápido e fácil a dados, sistemas de TI e aplicativos para fazer seu trabalho com eficácia e permanecer produtivos. O acesso aos dados é crítico, pois mais da metade (59%) dos funcionários entrevistados estão envolvidos na identificação, sugestão ou criação de novas maneiras de melhorar a entrega de serviços digitais externamente, como a construção de um portal de autoatendimento online ou um aplicativo voltado para o cliente móvel. No entanto, menos de um terço (29%) acham que sua organização é muito eficaz em conectar e usar dados de várias fontes para gerar valor nos negócios.

“Todo setor enfrenta mudanças imediatas e cada organização precisa reagir às necessidades de seus clientes com mais rapidez do que nunca em um mundo prioritariamente digital”, disse o CEO da MuleSoft Brent Hayward. “Esta pesquisa mostra que os dados são um dos ativos mais críticos de que as empresas necessitam para caminhar rapidamente e prosperar no futuro. As organizações precisam capacitar cada funcionário para desbloquear e integrar os dados – não importa onde estes residam – para entregar projetos críticos e urgentes e inovação em escala, enquanto tornam os produtos e serviços mais conectados do que nunca”.

O relatório State of Business and IT Innovation destaca os desafios e oportunidades que as empresas precisam enfrentar para se transformarem digitalmente:

Os silos de dados retardam cada vez mais as iniciativas digitais

De acordo com a McKinsey , as empresas que antes mapeavam a estratégia digital em fases de um a três anos agora precisam dimensionar suas iniciativas em questão de dias ou semanas. Este relatório também lança luz sobre a pandemia de COVID-19, mostrando um aumento de 11% a 23%2 nas iniciativas digitais, destacando aquilo que está prejudicando o ritmo dos negócios e a capacidade de atender às expectativas dos clientes:

• Silos de dados: um terço (33%) dos funcionários de LoB dizem que a pandemia de COVID-19 revelou a falta de conectividade entre os sistemas de TI, aplicativos e dados existentes como uma ineficiência quando se trata de distribuição digital.

• Falta de habilidades digitais: quase três em cada dez (29%) funcionários de LoB dizem que a falta de habilidades digitais em toda a empresa também é uma ineficiência na entrega de projetos digitais.

• Equipes de TI já sobrecarregadas não conseguem entregar projetos com suficiente rapidez: Mais da metade (51%) dos funcionários de LoB estão atualmente frustrados com a velocidade com que sua equipe de TI pode entregar projetos digitais.

Os desafios de integração afetam diretamente a receita e as experiências do cliente

À luz das crescentes ineficiências operacionais, não é surpreendente que mais da metade (54%) dos entrevistados de LoB digam que estão frustrados com o desafio de conectar diferentes sistemas de TI, aplicativos e dados em sua organização. Muitos veem essa fraqueza como uma ameaça aos seus negócios e à capacidade de fornecer experiências conectadas ao cliente.

• Sistemas e dados isolados reduzem o crescimento dos negócios: os funcionários de LoB estão bem cientes das repercussões de uma falha na conexão de sistemas, aplicativos e dados. Mais da metade (59%) concorda que o fracasso nesta área prejudicará o crescimento e a receita dos negócios.

• Atrás das experiências desconectadas estão sistemas, aplicativos e dados desconectados: a maioria (59%) dos funcionários de LoB concorda que a incapacidade de conectar sistemas, aplicativos e dados terá um impacto negativo na experiência do cliente – hoje um pré-requisito fundamental para o sucesso dos negócios.

• As iniciativas de automação exigem integração: três em cada cinco (60%) dos entrevistados admitem que a falha na conexão de sistemas, aplicativos e dados também prejudicará as iniciativas de automação. Isso ocorre em um momento em que um número crescente de organizações procura automatizar processos de negócios por meio de recursos, como automação de processos robóticos (RPA).

As organizações precisam desbloquear os dados para capacitar todos a se tornarem digitais mais rapidamente

Conforme aumentam as demandas por iniciativas digitais, as organizações em todos os setores precisam caminhar mais rapidamente do que nunca. Os usuários empresariais se frustram com os silos de dados, que reduzem sua capacidade de atender à demanda dos clientes e inovar no mundo atual, totalmente digital, do trabalho em qualquer lugar. O relatório destaca a necessidade de democratizar esses recursos, fornecendo aos usuários de negócios as ferramentas de que precisam para desbloquear dados, conectar aplicativos e automatizar processos de maneira fácil e rápida .

• As organizações precisam escalar a inovação para além das quatro paredes da TI: a maioria (58%) dos funcionários de LoB acham que os líderes de TI estão gastando mais tempo “mantendo as luzes acesas” em vez de apoiar a inovação. Além disso, 44% acreditam que o departamento de TI de sua organização é um obstáculo à inovação. Ao usar um modelo de autoatendimento que capacita todos a desbloquearem dados, a TI pode permitir a inovação em qualquer lugar – de uma forma que seja governada, mas não controlada pela TI, que pode então ser liberada de integrações táticas e manutenção para focar mais na inovação e na entrega de projetos de alto impacto.

• A parceria com a TI será a chave para impulsionar a inovação: Mais de dois terços (68%) dos entrevistados acham que os funcionários de TI e de LoB precisam se unir para impulsionar conjuntamente a inovação em sua organização.

• Os funcionários de LoB precisam de acesso fácil aos dados para acelerar: uma grande maioria (80%) dos entrevistados acham que seria benéfico para sua organização se os dados e recursos de TI fossem detectáveis ​​e fossem blocos de montar pré-embalados, o que permitiria aos funcionários começarem a criar soluções digitais e entregar projetos digitais para eles mesmos.

1Metodologia

A MuleSoft, em parceria com a Censuswide, entrevistou 1.739 gerentes de nível médio e superior de áreas de negócios (LoB) a respeito de suas ideias e envolvimento em iniciativas digitais e na inovação em suas organizações. Uma pesquisa online foi realizada em setembro de 2020 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Austrália, Singapura, Hong Kong e Japão. Todos os entrevistados trabalham em organizações com pelo menos 250 funcionários.

2Em média, a pandemia de COVID-19 levou a um aumento percentual no número de projetos digitais nestes países: Estados Unidos 22%, Reino Unido 21%, França 15%, Alemanha 18%, Holanda 15%, Austrália 17%, Cingapura 23%, Hong Kong 21%, Japão 11%.