Desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, os mais variados setores vêm sofrendo mudanças e drásticas consequências, principalmente na economia. Dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego chegou em 13,3% no último trimestre deste ano, encerrado em junho, o que representa 12,8 milhões de pessoas. A crise também gerou o fechamento de mais de 8,9 milhões de postos de trabalho em apenas 3 meses.
E, consequentemente, esses índices também chegariam ao mercado de startups. Uma pesquisa feita pela Anjos do Brasil indica que 64% dos investidores disseram que diminuiu sua predisposição para investir em startups por causa do coronavírus. Segundo a organização, essa situação só deve voltar ao ‘novo normal’ em 18 meses.
Pensando nisso, a Stark Bank, fintech b2b líder em open banking no Brasil, listou 5 dicas que podem ajudar as startups a se manterem e sobreviverem em meio a essa crise:
Controle seu fluxo de caixa
Em momento de recessão como o que temos atualmente, é fundamental que os responsáveis pelo financeiro das empresas saibam exatamente tudo que entra e o que sai do caixa. Com isso, será possível avaliar onde deve-se economizar, em que investir nesse momento, quais gastos cortar , como aplicar. Para isso, use e abuse das soluções e plataformas que permitem um gerenciamento completo do fluxo, gastos e recebíveis do mês.
Mude o mindset
Durante a crise, muitas oportunidades aparecem sem que ninguém perceba. Ampliando o campo de visão, é possível avaliar possíveis gaps e oportunidades de crescimento mesmo com cenário incerto. Aposte na criatividade para encontrar novas soluções para problemas que o mercado irá enfrentar quando o furacão passar. E mais, automatize seus processos internos para que você consiga ter tempo de analisar o mercado e não perder tempo com funções operacionais que a tecnologia pode facilmente resolver.
Automatize processos
Como citado na dica anterior, mesmo na crise, a automatização de processos é a chave para que o empreendedor tenha maior controle sobre todos os procedimentos da sua empresa, simplificando e facilitando a maneira como podem ser executados. Isso também diminui a dor de cabeça da equipe, que consegue encontrar dados e informações de forma mais rápida e segura. Além de deixar o processo mais eficiente e diminuir a chance de erros. Afinal, já pensou se, em momentos como a quarentena do coronavírus, o seu financeiro se transformasse num grande colapso?
Aposte em boas práticas para home office
Com toda equipe trabalhando remotamente e com esse modelo de trabalho se tornando cada vez mais comum, é importante não deixar a produtividade cair. Que tal desenvolver um guia prático focado no perfil e atividades da sua startup com dicas de engajamento para os funcionários, incentivos, inspirações e muito mais? Esse tipo de atitude parece simples mas faz toda a diferença no dia a dia dos seus colaboradores.
Ofereça desconto aos clientes
A situação não é das mais fáceis para ninguém, então que tal colocar em prática uma política de descontos por pagamento antecipado? Com isso, você motivará seus clientes a realizarem o pagamento adiantado de um produto ou serviço em troca de descontos. Além de favorecer o cliente, você beneficia também sua empresa, diminuindo a inadimplência e possibilitando um adiantamento de receita.
Comentários