Já faz algum tempo que o RH deixou de ser visto como uma parte da empresa estritamente burocrática e operacional, para se tornar um braço não só estratégico, mas também alinhado aos objetivos do negócio. É o que revela estudo realizado pela Top Employers Institute, organização que mede boas práticas em gestão de pessoas e employer branding no mundo. Segundo os dados, empresas com as melhores práticas nesse setor têm desempenho, em média, até 51% superior ao do mercado.
Com a chegada do coronavírus no Brasil, a importância do setor ficou ainda mais evidente. Se gerir pessoas com a comunicação próxima e olho no olho já não é tarefa fácil, ficou ainda mais complexa com uma quarentena imposta e novos desafios, que vão desde a manutenção de uma equipe até demissões não planejadas e tudo que possa não gerar prejuízos para a empresa.
É nesse cenário que a crise fez com que empresas repensassem seus modelos de gestão de pessoas, além de provocar uma grande transformação cultural, que mesmo diante do quadro, tem sido positiva para o RH das organizações. Equipes inteiras foram forçadas a adotar o modelo remoto, novos processos e passaram a usar tecnologia a fim de tornar digital e automatizada rotinas básicas, que passam por admissões, emissão de holerites, gestão de férias e assinaturas de documentos, com o auxílio de softwares como o da Convenia .
Para Marcelo Furtado, CEO e cofundador da startup que oferece soluções que tornam os RH’s mais digitais, a busca por agilidade, eficiência e produtividade na área de Recursos Humanos já era uma tendência entre as empresas, mas com o avanço do home office foi acelerado em anos. “Hoje, os colaboradores já são contratados, integrados à equipe e até desligados, sem nunca ter ido presencialmente ao escritório”, afirma o empreendedor.
Uma das principais vantagens em gerir o RH com um software é a otimização de tempo que esse tipo de ferramenta proporciona. Admissões que levam normalmente semanas, podem ser realizadas em até 30 minutos. Além disso, funcionários podem atualizar dados, acrescentar foto, anexar documentos, solicitar férias e acompanhar a gestão de seus benefícios.
Já o RH, pode gerar relatórios para acompanhar a situação dos colaboradores, um a um, evitando prejuízos comuns a empresa e futuras perdas, como o pagamento de férias em duplicidade, multas do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), erros em benefícios e até processos trabalhistas.
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