Uma pesquisa realizada pelo IBOPE mostra que 60% dos brasileiros entrevistados consideram o PIX uma opção melhor que TEDs e DOCs. E, esse mesmo levantamento também indica que 92% dos usuários já conhecem esse meio de pagamento e acreditam que é seguro.
Mas o PIX não é bom apenas para pessoa física. As empresas também podem ter muitas vantagens ao oferecer esse tipo de serviço. O Rafael Stark, CEO e fundador da Stark Bank, fintech b2b líder em Open Banking no Brasil, separou algumas vantagens para o mercado corporativo:
Segurança nas transações: Com a compensação do pagamento de forma instantânea, o PIX reduz consideravelmente os riscos de fraude e inadimplência. Além disso, existe a possibilidade do pagamento ser feito usando uma chave aleatória, o que, dependendo do caso, garante mais privacidade e elimina a burocracia de cadastramento das chaves usando CNPJ, celular, dentre outros.
Aumento de receita: Com a oferta do PIX será possível aumentar o número de clientes, uma vez que será possível atender também quem não usa cartão de crédito. Além disso, um e-commerce, por exemplo, pode reduzir o tempo de entrega de um produto graças à rapidez na compensação bancária. Com isso, a experiência do cliente é ainda melhor e consequentemente, a chance dos clientes comprarem outras vezes é bem maior. Sem contar que o PIX não tem o custo e as taxas que as outras formas de pagamento tem.
Facilidade na gestão financeira: Essa forma de pagamento instantâneo do Banco Central também pode ser usada para pagar o salário dos funcionários, contas mensais e até fornecedores, o que otimiza toda a gestão e o trabalho da equipe financeira das empresas.
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