Para este ano, a Receita Federal anunciou novas regras para entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 já está disponível para download, desde o dia 25 de fevereiro, e a corrida pelo período de entrega da Declaração IRPF vai de 1º de março a 30 de abril.

A dica dos especialistas da Valid é transformar essa tarefa em algo bem mais simples e tranquilo, já que os contribuintes que tiverem Certificado Digital Pessoa Física (eCPF) podem preencher sua declaração, de maneira online, diretamente no site da Receita Federal e sem a necessidade de baixar o sistema. 

O certificado digital pode ser utilizado tanto por quem declara pelo modelo completo quanto na opção simplificada. É uma ferramenta importante para pessoas físicas e jurídicas já que garante a integridade, a autenticidade, a confidencialidade e o não repúdio de todas as operações realizadas no ambiente virtual. 

O uso do Certificado Digital na entrega da Declaração do Imposto de Renda traz maior agilidade, comodidade, redução de custos e mais segurança para as pessoasAlém disso, com a assinatura digital, as informações e o documento entregue têm validade jurídica, o que garante a integridade e a autenticidade das informações transmitidas no ambiente virtual. 

Para os contribuintes, os benefícios são vários, tais como preenchimento online no site da Receita, mais rapidez e facilidade na retificação dos dados e, claro, mais segurança na transmissão da declaração. Com o Certificado Digital também é possível acompanhaem tempo real a declaração, desde o processo de entrega até a restituição.

Outra facilidade é usar a opção de Declaração pré-preenchida, que já traz o histórico da última versão com dados de rendimentos, deduções, bens e dívidas. vantagem está na possibilidade de corrigir pequenos erros de digitação no preenchimento, mesmo após o envio da declaração, reduzindo as chances de retenção da declaração na base da Receita Federal.

A Receita Federal traz como novidade a ampliação desta opção de declaração pré-preenchida para o uso de cidadãos que já tenham acesso ao portal Gov.BR nos níveis mais rígidos de segurança. O contribuinte deverá acessar a declaração pré-preenchida dentro do serviço Meu Imposto de Renda no e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. A previsão é que a funcionalidade esteja disponível no final de março.