Atualmente, o tema inovação está no cerne das companhias, forçando novas estruturas e modelos de trabalho. Essas mudanças se devem em grande parte ao movimento de transformação digital, fortemente acelerado pelo contexto da pandemia da Covid-19 em 2020.

Nesse cenário de transformação digital é preciso ir muito além da escolha das tecnologias que serão adotadas. É necessário trabalhar fatores que são igualmente determinantes para uma mudança real:

  • Organização
  • Modelo operacional
  • Processos
  • Cultura empresarial

Mas esse tema é tão complexo que uma pesquisa da consultoria BCG revelou que apenas 30% das organizações conseguem de fato atingir os seus objetivos de transformação.

A questão é: como inovar e por onde começar?

Primeiramente, para que a migração dos negócios para a esfera digital de fato aconteça, é preciso que os especialistas da TI, protagonistas desse movimento, sejam capazes de resolver problemas de forma proativa.

Por essa razão é que a temática das metodologias ágeis tem se tornado altamente presente na formação de profissionais e nas estruturas organizacionais.

Entenda o conceito por trás da Metodologia Ágil

A Metodologia Ágil surgiu em 2001 quando um grupo de profissionais de tecnologia, que já praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, Scrum, FDD entre outras, criaram um manifesto indicando quais sãos os fundamentos que de fato definem uma metodologia ágil.

Diante disso, eles listaram 12 princípios:

1- Prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua;
2- Aceitar mudanças de requisitos;
3- Entrega contínua;
4- Pessoas de negócio e desenvolvedores trabalhando em conjunto;
5- Ter pessoas motivadas;
6- Transmitir informações por meio de conversas;
7- Software funcionando é a medida primária de progresso;
8- Desenvolvimento sustentável;
9- Atenção contínua sobre a excelência técnica e sobre o design para aumentar a agilidade;
10- Simplicidade;
11- Times auto-organizáveis;
12- Em intervalos regulares, refletir para se tornar mais eficaz, refinar e ajustar.

Scrum, a metodologia ágil de gestão de projetos mais popular!

O Scrum é o framework Agile interativo e incremental mais utilizado para entregar projetos com sucesso. Ele está estruturado de forma que pode ser utilizado no desenvolvimento de produtos e até mesmo de serviços em todos os tipos de mercado e projetos, não importando a sua complexidade.

Um dos grandes diferenciais do Scrum está no uso de equipes multifuncionais, auto-organizadas e capacitadas, as quais compartilham e exercem suas tarefas em ciclos de trabalho curtos chamados de Sprints.

Assim, trabalhando de forma concentrada, os times entregam resultados mais cedo.

Qual a diferença do método Scrum para o tradicional?

Nos métodos tradicionais de gestão de projetos, o mais comum é o modelo “cascata”, no qual o projeto é dividido em sucessivas fases.

Desta forma, os testes da solução só podem ser realizados depois dela estar construída. O risco desse modelo é descobrir, somente no momento de teste, erros cometidos lá no início, como a não compreensão exata do problema a ser resolvido.

Já no Scrum a abordagem é mais interativa entre todas as partes envolvidas. Como o projeto é dividido em pequenos ciclos, ele se torna mais flexível para o caso de correções. Além disso, é mais fácil perceber erros.

Como capacitar seu time na metodologia Scrum?

A implementação bem-sucedida de um projeto resulta em benefícios comerciais para a empresa.

Justamente por isso é que existe uma grande procura por profissionais com conhecimento de metodologias ágeis, especialmente o Scrum.

A S2M é uma empresa parceira da VMEdu, portanto, autorizada a oferecer treinamentos online e certificações Scrum e Agile.

A VMEdu é uma empresa registrada em FredeMrick, Maryland, EUA, com sede em Phoenix, Arizona, EUA. Como pioneira em capacitação Scrum e Agile, a SCRUMstudy™ foi premiada com várias marcas e direitos autorais proeminentes pelo escritório de patentes e marcas comerciais dos Estados Unidos (USPTO) e pelo escritório de direitos autorais dos Estados Unidos.

Os cursos e certi­ficações SCRUMstudy™ permitem que os participantes escalem o Scrum para níveis de portfólio e programa, e não apenas para projetos individuais.

Publicado Originalmente em S2M