Muita coisa mudou desde os dias da conexão com fio. Agora, mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo não conseguem imaginar a vida cotidiana sem pelo menos um aplicativo de bate-papo.
Antes dos meios instantâneos, os usuários não tinham um meio comum para conversar. Com isso, surgiu o protocolo IRC. Havia outros métodos de comunicação entre usuários, porém o IRC foi um dos precursores dos comunicadores atuais.
O IRC vem de “Instante Relay Chat”, que é um protocolo que implementa a troca de mensagens e que pode ser feita em salas de bate-papo ou em salas privadas. Esse protocolo foi inventado pelo finlândes Jarkko Oikarinen em 1988. Ele permitiu que usuários individuais ou grupos conversassem em tempo real e criassem discussões no fórum.
Por outro lado, foi só no cenário da Internet em novembro de 1996 que as mensagens instantâneas realmente explodiram. Foi quando Mirabilis lançou o ICQ , um utilitário gratuito de mensagens instantâneas que qualquer pessoa poderia usar. O ICQ, abreviatura de “Procuro você”, do inglês “I seek you”, usa um aplicativo de software, denominado cliente , que reside no seu computador. O cliente se comunica com um servidor ICQ sempre que você está online e o cliente está em execução.
As mensagens instantâneas e suas inovações
Os recursos de mensagens instantâneas aumentaram muito nos últimos anos. A maioria dos serviços oferece compartilhamento de arquivos, e AOL, Yahoo !, Google e MSN integraram serviço de mensagens instantâneas com serviço de e-mail, para que os usuários possam receber notificações por e-mail enquanto trocam mensagens instantâneas.
Muitos provedores também permitem que os usuários façam mensagens instantâneas e compartilhem arquivos de seus telefones celulares e dispositivos móveis, permitindo o acesso aos seus serviços em qualquer lugar, a qualquer hora. Um usuário do Google Talk pode arquivar conversas de mensagens instantâneas e também arrastar arquivos e pastas diretamente para a janela de bate-papo, com as fotos aparecendo instantaneamente na janela de bate-papo de seus amigos.
O futuro das mensagens instantâneas é muito promissor. A maioria dos utilitários continua a ser atualizado por seus proprietários e os provedores de mensagens instantâneas continuam a colaborar para permitir mais interface entre os usuários de seus serviços. Os usuários empresariais agora podem ter conferências virtuais e colaborar em projetos com muita facilidade.
Afinal, esse estilo de mensagem é seguro?
Não. É importante observar que as mensagens instantâneas não são consideradas uma forma segura de comunicação. As mensagens e as informações de conexão são mantidas em servidores controlados pelo provedor de seu utilitário de mensagens instantâneas.
A maioria dos utilitários fornece um certo nível de criptografia , mas eles não são tão seguros que você deva enviar qualquer informação confidencial através do sistema. Há casos relatados de registros de usuários de mensagens instantâneas sendo capturados e usados por tipos nefastos, e os hackers são conhecidos por enviar arquivos infectados por vírus de mensagens instantâneas. O Voice Over Internet Protocol é considerado mais vulnerável a infiltrações do que as mensagens instantâneas baseadas em texto.
A maioria das mensagens usa algum nível de criptografia, mas existem níveis diferentes! Os serviços mais seguros são aqueles que usam criptografia de ponta a ponta – o que significa que as mensagens são embaralhadas, de modo que, caso devam ser interceptadas durante a entrega, não possam ser lidas.
O Facebook Messenger é um exemplo de serviço que não usa criptografia de ponta a ponta. Em vez disso, ele criptografa as mensagens do remetente para o servidor e, em seguida, criptografa-as novamente entre o servidor e o destinatário. Isso significa que ele tem uma cópia armazenada de suas mensagens privadas em seu servidor. Você precisa habilitar especificamente algo chamado “conversa secreta” no aplicativo Messenger para que suas conversas tenham criptografia de ponta a ponta.
Por que a garantia da segurança é importante?
Em primeiro lugar, o recebimento de mensagens por meio de um método inseguro coloca seu computador em risco de ataques de vírus ou ransomware.
Em segundo lugar, os sistemas públicos de mensagens instantâneas permitem que as pessoas criem identidades anônimas, que não são mapeadas para endereços de e-mail. Estes, então, permitem que os indivíduos enviem mensagens falsas (fingindo ser de outra pessoa) com o objetivo de cometer fraude.
Se você permitir que um método inseguro de mensagens instantâneas seja usado em sua empresa, um funcionário insatisfeito pode encontrar um caminho para enviar informações confidenciais para fora da organização, contornando as medidas de segurança usuais.
Publicado originalmente em SicoloS
Comentários