Por Marcelo Carreira, Diretor de Marketing da Access
A capacidade de manter a continuidade dos negócios está diretamente relacionada à otimização dos processos e a eficiente gestão de documentos. Quanto mais digitalizadas, mais as empresas aumentam sua resiliência – fundamental em épocas de crise – com agilidade e flexibilidade.
Segundo estudo da consultoria Forrester, empresas que já contam com todos os seus processos digitalizados têm cinco vezes mais capacidade de manter a continuidade dos negócios. Funcionalidades como compartilhamento de documentos, colaboração e automação não só impulsionam os negócios como também oferecem mais eficiência ao trabalho remoto.
Por isso, para atender as expectativas de clientes internos e externos, as empresas precisam avançar na jornada de transformação digital, acelerando a digitalização de seus processos de negócios e gestão documental.
E com uma eficiente gestão documental, é possível ir além na automatização de processos. É possível reinventar todo o processo de negócios, reduzindo etapas, agilizando a tomada de decisão e tratando de questões regulatórias. Com a reinvenção dos processos, surgem inovadores modelos operacionais e estruturas organizacionais prontas para enfrentar novos desafios.
A resiliência operacional
Mas o que é a resiliência operacional? Para muitos, é a capacidade de manter a continuidade dos negócios, com a possibilidade de antecipar, prevenir e se recuperar de problemas e, também, de aprender com os desafios. Capacidades que foram duramente postas à prova com a pandemia, que transformou completamente a forma como trabalhamos e nos relacionamos.
Temos percebido que as empresas cada vez mais têm consciência da importância de digitalizar processos e da gestão documental, facilitando as interações virtuais da nova força de trabalho distribuída.
Com isso, a adoção de tecnologias capazes de impulsionar desde o trabalho remoto até o atendimento ao cliente deixam de ser uma opção, e passam a ser um imperativo. Segundo a Forrester, líderes de negócio já perceberam que seus colaboradores querem contar com alternativas digitais para executarem suas tarefas diárias. E as empresas que investem na automatização de processos e gestão documental contam com funcionários mais engajados, que se sentem mais valorizados.
Tempo de cautela
Sabemos que a situação atual força as empresas a avaliarem com muito cuidado os seus investimentos, priorizando processos e tecnologias que impulsionem a resiliência e suportem as novas formas de trabalho, no longo prazo.
Empresas de todos os portes precisam avaliar o valor gerado pela digitalização e gestão de documentos no seu esforço de manter a resiliência e, também, como isso pode contribuir para a sua maturidade digital. Precisamos aprender a lição e aproveitar a oportunidade criada pelo novo cenário para avaliar, implementar e usar processos digitais nos fluxos de trabalho, onde uma estratégia de digitalização e gestão documental não deve ser encarada somente como uma melhor prática, e sim como uma ferramenta essencial para a continuidade dos negócios.
Por isso, um parceiro para acompanhar essa transformação digital deve ser criteriosamente selecionado, com um time de especialistas capaz de entender as suas reais necessidades.
Comentários