Muito conhecidas por fazerem parte do dia a dia dos profissionais de tecnologia, em um cenário no qual a transformação digital está a todo vapor, as metodologias ágeis ganham espaço em outras áreas dentro das empresas. Muito além de uma nova dinâmica de trabalho, o uso do agile é uma boa forma de otimizar custos e aumentar a eficiência de seus serviços. Segundo estudos da Everis Brazil, divulgado no final de 2020, o uso das ferramentas ágeis aumentou em mais de 90% a velocidade do trabalho e a sinergia entre as equipes de T.I. com o restante da companhia, reduziram os riscos em cerca de 70%, e 52% registraram uma boa economia de gastos ao aplicar a técnica.
“Por meio da metodologia, é possível impulsionar uma cooperação maior entre colaboradores de diversas áreas da empresa, fomentando uma troca muito rica entre times multidisciplinares, com projetos inovadores para uma resposta rápida e eficaz para os clientes. A flexibilidade do modelo ágil permite maior adaptação às constantes mudanças do mundo digital, como é o caso do trabalho remoto. Hoje existem ferramentas que apoiam a gestão e colaboração de equipes distantes, fazendo com que a engrenagem gire e trabalhe como um todo, aumentando a criatividade e trazendo soluções diferenciadas, o que não seria possível se a atividade seguisse os modelos convencionais”, afirma Daves Souza, CEO da SysMap, empresa de tecnologia especializada em transformação digital e integração de sistemas.
Com a simplificação da burocracia, a humanização das etapas de trabalho e o espírito de equipe mais aflorado, as companhias conseguem entregar mais valor de forma rápida, trazendo novos olhares e soluções mais criativas para as demandas dos seus clientes. Também nota-se um aumento efetivo na produtividade dos colaboradores graças ao modelo de cooperação e autonomia, melhor gestão de recursos e tempo de trabalho dos squads e a antecipação a possíveis falhas no produto final, uma vez que a metodologia permite o aperfeiçoamento constante durante todas as etapas do processo e a atuação em cenários de incerteza.
A partir daí, surgiram diversos mecanismos para auxiliar os times envolvidos, denominados de frameworks. Aqui, os quadros de trabalho servem como uma base de fluxograma para o desenvolvimento de cada ação. A FindUP – startup do ramo de Field Service -, por exemplo, aplica os protocolos Scrum e Kanban. Graças a esses métodos, a empresa consegue identificar dados históricos para o desenvolvimento dos entregáveis, analisando a produtividade e os resultados com base nos sprints realizados quinzenalmente, auxiliando em um planejamento mais assertivo e personalizado para cada atividade.
“O uso dos métodos agile é muito benéfico para o andamento mais fluido e estratégico do nosso trabalho na FindUP. Isso porque graças a eles, conseguimos manter a equipe mais unida durante os encontros quinzenais, nos permitindo a identificação instantânea de possíveis problemas e a busca por formas de reverter a situação durante a execução das tarefas, colaborando – e muito – para o andamento das demandas e para proporcionar bons resultados e experiências aos nossos clientes”, finaliza Fábio Freire, CEO e cofundador da startup.
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