Antes vista como parte de um cenário futurístico, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente na sociedade e nas empresas. Mas, além de grandes corporações, a IA também é capaz de auxiliar comércios, redes de lojas e e-commerces a agilizar o trabalho no dia a dia e maximizar seus lucros. Pensando em simplificar rotinas e dar mais resultados aos comerciantes e empreendedores, a SysMap Solutions, passou a desenvolver soluções baseadas nesse tipo de tecnologia para suprir a necessidade de economizar tempo e aumentar o retorno dos investimentos no varejo.

“Simplificar tarefas, reduzir gastos e aumentar os lucros. É isso que um empreendimento busca nas soluções baseadas em Inteligência Artificial. A possibilidade de dar a um sistema a responsabilidade de monitorar, estruturar e transmitir informações detalhadas e que vão de acordo com as necessidades de um comércio ou empresa, já traz um grande ganho na velocidade das ações no dia a dia. Quando podemos atribuir tarefas a uma solução, trazendo uma visão que um humano talvez não pudesse enxergar em meio a tantos dados, entendemos porque a IA é um meio de expandir os horizontes de um varejista”, diz Anderson Paulucci, CDO da SysMap Solutions.

Nesse sentido, a SysMap listou abaixo três das principais soluções em que a IA pode ajudar o varejo a melhorar resultados:

• Análise de Sortimento: é uma solução que auxilia na formação de preços. Baseada em Machine Learning, a inteligência artificial analisa os padrões de vendas e é capaz de fazer previsões da quantidade necessária para se ter em estoque, auxiliando no controle do investimento em produtos. Apontando tendências, a IA dá ao comerciante a possibilidade de se adequar ao que está por vir, atender a uma demanda que poderá aumentar em um determinado período e saber os principais pontos para cada região, tornando o planejamento logístico mais ágil, abrindo espaço para uma margem de lucro maior.

• Flexibilidade de Preços: é uma prática extremamente útil para os lojistas. Ela analisa custos, preços de concorrentes para o mesmo produto, capacidade de estoque e vendas realizadas para ajustar o valor de um artefato de acordo com a oferta e a demanda. Através do grau de análise e interpretação da IA é possível até dizer em quais horários podemos aumentar o preço para um público de maior poder aquisitivo ou se é o momento de reduzir o valor e aumentar as vendas. Nos dois casos, a própria solução realiza o ajuste com base em suas conclusões.

• Personalização em tempo real: é outra solução importante para o varejo, capaz de melhorar as vendas. Com ela, um algoritmo estuda o público que acessa um site, analisa suas preferências e reorganiza os produtos a serem exibidos de acordo com o perfil de busca. Para isso, são analisados itens como sexo, idade, compras realizadas, localização e pesquisas recentes, com o objetivo de entregar ao consumidor uma experiência de compras personalizada e com maior chance de conversão.

“Essas são apenas algumas das possibilidades que a IA nos traz. A cada dia são desenvolvidas novas formas de utilizá-la e obter resultados mais satisfatórios. Deixamos de utilizá-la apenas para fornecer sugestões de busca e estamos integrando-a ao nosso cotidiano em algo tão antigo como o processo de compras, mas ainda sim com capacidade para revolucioná-lo”, conclui Anderson.