Diante da série de desafios gerados a partir da crise sanitária e econômica, pela qual o mundo passa a pensar em alternativas e novas estratégias digitais, para a gestão dos negócios é uma ação que ganha cada vez mais amplitude no debate público. Além de dar continuidade à produção e geração de receitas, este tipo de tomada de decisão estimula a manutenção de empregos e oferece condições mais seguras na interação com clientes em meio à pandemia do novo coronavírus.
Contudo, antes mesmo do cenário vigente, uma boa presença online já era uma qualidade determinante para a solidez e o sucesso de um empreendimento, independente do segmento em que atua. Isso é observado por meio da capacidade que a atuação digital tem de interagir com os clientes e entender suas necessidades, de forma a alinhar seu discurso, posicionamento de mercado e oferta de produtos e serviços.
Para aqueles empreendedores que estão começando um novo negócio ou para aqueles que buscam diversificar seus nichos de atuação, há um tópico fundamental para o sucesso dessa jornada: planejamento, com metas e prazos cuidadosamente definidos e margem para investimentos e adaptações estratégicas, de acordo com as mudanças de cenário e saúde financeira. Com esta mentalidade, é possível estabelecer o domínio das ferramentas digitais necessárias para que o trabalho flua regularmente.
Após a definição de um público-alvo, o passo seguinte é a realização do registro de domínio de marca, que auxilia o empreendedor na exposição virtual do negócio e viabiliza a criação de outros canais digitais de forma padronizada. A partir daí, a estratégia deve contemplar a criação de espaços por meio de um website próprio, loja virtual, blog e perfis em mídias sociais, levando em conta quais canais oferecem uma comunicação mais personalizada e eficaz com os consumidores.
“Em meio a tantas transformações propostas e implementadas com rapidez, é importante lembrar que não basta apenas criar estes espaços no ambiente digital. As soluções que garantem uma boa presença online precisam funcionar de forma integrada, de forma a permitir uma análise ampla e contextualizada dos feedbacks gerados e resultados obtidos” pontua Raquel Dalastti, Head do portfólio BeOnline da Locaweb.
Com usuários cada vez mais integrados ao ambiente digital, as marcas também precisam se atentar à necessidade de oferecer plataformas com hospedagem responsiva, com navegação e velocidade ajustadas e adequadas aos mais variados dispositivos, como aparelhos celulares, tablets e notebooks.
Para estabelecer uma relação de confiança com os clientes, cabe destacar um dos mais importantes investimentos nesta trajetória de imersão e transição para o varejo online: segurança. Para garantir a proteção e integridade dos dados transmitidos, o empreendedor pode obter o certificado digital SSL (Secure Sockets Layer), que é o recurso ideal para impedir a ação de hackers na leitura e modificações de informações, que são transmitidas especialmente em qualquer ambiente virtual, como sites, lojas virtuais e etc.
Uma vez atentos a estas dicas e amparados por profissionais especializados em presença digital, estes profissionais podem ampliar seus horizontes de negócios e garantir que suas operações sejam realizadas com o máximo de eficiência, segurança e perspectiva de crescimento.
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