Por Rafael Caillet, CEO da Oystr
Não é novidade que a tecnologia mudou completamente a realidade de muitas empresas, trazendo mais eficiência e competitividade para o mercado em geral. Em razão disso, a transformação digital, processo pelo qual as empresas digitalizam suas operações e adotam soluções tecnológicas para apoiar as equipes nas rotinas diárias, tornou-se uma necessidade para os negócios sobreviverem aos novos tempos. Com isso, além de ganhar espaço dentro das empresas, a tecnologia tornou-se a principal aliada para as empresas aperfeiçoarem seus modelos de negócios, adequando-os à nova realidade.
Neste cenário, o investimento em tecnologia é fundamental, sem dúvidas. Mas para além disso, é necessário pensar em um ativo essencial dentro desta estrutura corporativa cuja atuação é fundamental para que tudo aconteça, de fato, conforme o planejamento: o fator humano. A implementação de um processo de transformação digital não é uma ação única. Pelo contrário, é um ciclo contínuo, que precisa de investimentos, seja em soluções tecnológicas, infraestrutura ou capacitação profissional para continuar produzindo bons resultados.
A capacitação das equipes é um dos requisitos mais importantes neste processo e precisa ser realizada periodicamente. Isso porque, as tecnologias são atualizadas constantemente, demandando, assim, novos conhecimentos técnicos para manusear as ferramentas tecnológicos corretamente, mas também para utilizar da melhor forma possível os recursos que têm à disposição, priorizando processos que visem a maximização de resultados.
Treinamentos permitem aperfeiçoar a execução dos trabalhos
Um ambiente inovador não se constrói apenas com soluções tecnológicas modernas, mas, sobretudo, com equipes de TI capacitadas e capazes de utilizar os equipamentos disponíveis para solucionar as demandas diárias e outras que surgirem com agilidade e eficiência. Até por isso, o oferecimento de programas de reciclagens com novas metodologias de trabalho, que contemple outros temas agregados, como o relacionamento com o cliente, é importante para uma formação mais sólida da equipe.
Além de poder desenvolver novos processos, a capacitação ajuda também os profissionais a aperfeiçoarem até mesmo outras aptidões, como a habilidade de trabalhar em equipe em grandes projetos de integração, em que vários departamentos atuam em conjunto, ou mesmo outras características como proatividade e resiliência na resolução de demandas complexas.
Menor exposição a riscos
A tecnologia tem um papel muito importante na prevenção de riscos, principalmente aqueles relacionados a falhas e erros operacionais humanos que, em casos de reincidência, podem comprometer a credibilidade das empresas no mercado e dificultar a conquista de novos clientes. Com uma equipe bem treinada, a ocorrência de tais falhas reduz consideravelmente, uma vez que os profissionais estão mais bem preparados para lidar com as demandas operacionais.
Um ambiente atualizado com as melhores soluções tecnológicas, juntamente com equipes capacitadas, produz bons resultados, mas, essencialmente, é fundamental para as empresas conseguirem reduzir falhas operacionais e minimizar sua exposição a riscos. Dessa forma, é crucial que elas mantenham ou adotem ações periódicas que visem a capacitação e treinamento das equipes com as metodologias mais atuais do mercado.
Para finalizar, vale reforçar a necessidade de se realizar treinamentos periódicos para as equipes de TI. A transformação digital é vital para o futuro das empresas, certamente. Por isso, contar com profissionais bem treinados e atualizados quanto às tendências do mercado é indispensável para se alcançar bons resultados. Portanto, não se trata de uma mera opção do gestor investir em programas de capacitação para seus colaboradores, mas de uma necessidade fundamental para as empresas evoluírem.
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