Motivada pela reabertura da economia, a demanda por crédito no Brasil continua em expansão. Segundo a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, a carteira livre deve confirmar um crescimento de 1,6% em setembro, a oitava alta mensal consecutiva. Assim, para atender a alta no volume de solicitações de análise de crédito, muitas instituições financeiras estão investindo em soluções de automação. Com isso, as organizações têm simplificado e otimizado processos de back, middle e front office, como onboarding de clientes, abertura de contas e, claro, concessão de crédito.
Se você também está interessado em automatizar a esteira de crédito na sua instituição, reduzir operações manuais repetitivas, elevar os níveis de segurança e aumentar a produtividade, continue acompanhando este post para conhecer o funcionamento e os benefícios de uma plataforma digital.
Plataforma de automação digital: processos mais ágeis e seguros
Com a mudança do comportamento dos consumidores — hoje muito mais interessados em usufruir de serviços digitais — as instituições financeiras estão enfrentando o desafio de entregar operações cada vez mais ágeis, eficientes e seguras sem perder a qualidade, afinal, garantir uma boa experiência ao cliente é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio.
Diante desse cenário dinâmico e imprevisível, o mercado financeiro percebeu que investir em transformação digital pode representar uma grande vantagem competitiva para as instituições. As soluções tecnológicas não apenas otimizam processos, como também reduzem custos operacionais.
Assim, têm crescido a automação da esteira de crédito — através do processamento automatizado de dados — pois a sua análise é um serviço que, tradicionalmente, envolve diversas etapas e validações muitas vezes morosas, resultando em insatisfação dos clientes. Para evitar isso, as plataformas de automação digitais têm ganhado espaço no mercado, pois são soluções customizáveis, eficientes e que acabam entregando um ótimo custo-benefício.
Estrutura da plataforma
A plataforma de automação digital é uma solução completa composta por três camadas — orquestração, gestão e aceleradores —, que pode ser utilizada para simplificar processos de back, middle e front-office. Além do onboarding, abertura de contas e da concessão de crédito, a plataforma facilita o registro e formalização de contratos, processamento de cheques, entrada de notas fiscais e contas a pagar.
Seu principal objetivo é, com aplicação de diversas tecnologias — como Robotic Process Automation (RPA) e Inteligência Artificial (IA) — aumentar a eficiência operacional sem elevar os gastos.
Entenda melhor sua estrutura:
Orquestração
Esta camada conta módulos responsáveis por executar diferentes processos:
Onboarding – captação e coleta de documentos: cadastro do cliente, assinatura de termos, inclusão de documentos de identificação e selfie.
Formalização – verificação de dados: processo de checagem dos documentos submetidos.
Validações adicionais – verificações adicionais e efetivação: histórico de crédito do cliente, cadastro em outras instituições, etc. Se tudo estiver ok, o contrato digital é emitido.
Gestão
Neste nível da estrutura da plataforma, há recursos de analytics avançado para que a organização consiga estudar todos os dados do processo de análise de crédito.
Dashboards também podem ser gerados para visualizar com mais facilidade os números de desempenho dos colaboradores, assim como as informações dos clientes.
Não menos importantes são as aplicações para promover a melhoria contínua e monetização, que fornecem insights a partir das informações já armazenadas dos processos.
Tecnologias para análise de crédito
A plataforma de automação digital integra tecnologias que, ao lado de especialistas técnicos e de operações e workflows otimizados, configuram os aceleradores que ajudam as instituições a reduzir as atividades manuais, minimizar custos e melhorar a experiência dos clientes através da automação.
SDK
Essa é uma tecnologia fundamental para a captura de selfies.
Com uso de IA e apoio de uma UX intuitiva, a ferramenta guia o usuário para tirar a foto corretamente. Assim, é possível evitar o encaminhamento de fotos embaçadas, cortadas ou de baixa qualidade para a próxima etapa do processo, o que reduz o número de reprovações indevidas.
Optical Character Recognition (OCR)
Trata-se de uma tecnologia que permite transformar imagens em texto, ou seja, você pode extrair informações a partir de fotografias enviadas de documentos, como CNH ou RG. O nível de assertividade dessa ferramenta pode superar 90%.
Robotic Process Automation (RPA)
Esse é um dos aceleradores mais importantes da plataforma de automação. Com RPA, os processos manuais e repetitivos — como extração de dados e faturamento — deixam de ser executados por pessoas e passam a ser realizados por robôs. Ganha-se, com isso, mais agilidade e produtividade, e você pode ainda deslocar seu pessoal para atividades mais estratégicas.
Facematch
O Facematch é uma aplicação para verificação de semelhança, classificação preditiva — com uso de IA — e detecção de irregularidades. A tecnologia compara vários pontos da selfie do cliente com a foto do documento, comprovando a identidade do solicitante. Isso é possível devido aos motores cognitivos da solução, treinados para comparações automatizadas entre o rosto impresso no documento e a face da fotografia.
Computer Vision ou Visual Recognition
Visual Recognition é outra solução de IA que atua na classificação e checagem das selfies e documentos enviados pelos clientes. Os motores cognitivos são treinados para validações automatizadas das regras de selfie ou documento de identificação. Assim, ao identificar uma irregularidade — como um olhar desviado ou até mesmo uma terceira pessoa numa foto —, o sistema notifica a irregularidade automaticamente.
Content Services
Essa é uma plataforma de gestão de conteúdo — um software SaaS baseado na nuvem — que permite aos usuários criar, compartilhar, colaborar e armazenar conteúdo de texto, áudio e vídeo. Na análise e formalização do crédito, por exemplo, ele é usado para armazenar e categorizar os documentos recebidos do cliente, tornando simples a gestão da informação. É possível, ainda, a partir da plataforma, gerenciar os processos com indicadores em tempo real — apresentados em dashboards — , assim como monitorar fluxos de trabalho. Content Services é considerado o sucessor do Enterprise Content Management (ECM).
A plataforma é flexível e se conecta a sistemas de outros players da cadeia por meio de integrações e APIs.
Vantagens da análise de crédito automatizada
A automação da análise de crédito com uso de uma plataforma digital resulta, principalmente, no aumento da produtividade. Mas há outros ganhos importantes, como a agilidade e a assertividade na tomada de decisões, o que pode ser decisivo para o seu negócio.
Confira os principais benefícios da solução:
Aumento de receita
Uma plataforma completa permite que você consiga aprimorar a estratégia de seus produtos e serviços, abrir novos canais, aumentar as taxas de conversão e reduzir gastos operacionais, já que a intervenção humana no processo é também reduzida.
Mais segurança
As soluções com IA, machine learning e motores cognitivos viabilizam a análise de fraude, facilitam a rastreabilidade e a visibilidade, e atribuem mais segurança e compliance a todo o processo.
Inovação
A IA torna o workflow muito mais inteligente. Os motores de regras ajudam a evitar erros e o andamento de processos inadequados e você também pode integrar a plataforma com sistemas legados e de terceiros.
Produtividade
A análise de crédito se torna um processo mais alinhado e compreensível para os colaboradores, que também podem dedicar mais tempo a atividades estratégicas. O uso de uma única plataforma dá mais fluidez ao trabalho, assim, a análise e aprovação das solicitações de créditos são feitas em menor tempo, o que contribui para reduzir a perda de clientes para a concorrência.
Melhora da experiência dos clientes
A redução do tempo na análise e aprovação das solicitações de crédito é percebida pelos clientes que, em sua maioria, têm pressa para adquirir o empréstimo. A automação também torna o processo mais simples e transparente para o solicitante, melhorando a experiência com a sua instituição. Dessa forma, você pode atrair e fidelizar clientes com mais facilidade.
Melhora da experiência dos clientes e colaboradores
A análise de crédito se torna um processo mais alinhado e compreensível para seus colaboradores, que também passam a dedicar mais tempo a atividades estratégicas. O uso de uma única plataforma dá mais fluidez ao trabalho, pois elimina a necessidade de lidar com tecnologias de diferentes provedores. Com tudo caminhando com consistência, a experiência dos clientes também melhora, aumentando a satisfação e a fidelização.
Quais resultados esperar?
Estimativas dos clientes que usam nossa plataforma digital de análise de crédito (6-12 meses) têm confirmado as vantagens esperadas. Com a implementação da tecnologia, as organizações estão oferecendo uma melhor experiência aos seus clientes, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais.
Veja alguns números:
20-30% de aumento no volume de propostas;
25-40% de redução de tempo;
15-25% de aumento de produtividade;
15-20% de redução de custo operacional;
15-20% de aumento de NPS;
E você? Também está interessado em ter mais eficiência operacional na sua instituição? Conheça nossa Plataforma Digital de Crédito! Nossas soluções simplificam processos para que pessoas e organizações possam ir além.
Publicado originalmente em Stoque
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