As empresas perceberam que a flexibilidade e adaptabilidade são indispensáveis para diversificação e sobrevivência no mercado, popularizando a adoção de automação inteligente nos negócios. Não é à toa que se estima que 80% das empresas utilizarão este tipo de ferramenta até 2025, segundo pesquisa da Analytics Insight. Além disso, para se ter uma ideia, espera-se o crescimento de pelo menos 20% das vendas desse tipo de solução somente até o final de 2022, conforme o último estudo ISG Provider Lens Intelligent Automation — Solutions and Services, produzido e distribuído pela TGT Consult no Brasil.
Esse mercado que aborda as áreas de conhecimento, plataformas e ferramentas de gestão de softwares, com foco em serviços que conseguem dar suporte às necessidades de negócios por meio de plataformas independentes, também já chegou na Tecnisys. A empresa candanga de Tecnologia da Informação com 31 anos de experiência no setor, tem investido em suítes de ferramentas de automação para todas as plataformas de sistemas: Web, Mobile e Microsserviço. “Nossos especialistas utilizam frameworks mais simples de codificar e com elevado ganho de performance, como cucumber, capybara, cypress e Robot e com linguagens de alto nível atualizadas como Ruby e Phyton. Com isso, reduzindo o tempo de elaboração dos scripts e ganho de performance e agilidade na execução automatizada”, explica Marcus Furtado, Gerente de Qualidade de Software da Tecnisys.
Grande escala
Uma das oportunidades de aplicação da expertise da Tecnisys foi junto ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) para a implantação de automação Web, Mobile e Microsserviço na simulação de cenários utilizados pelos usuários do Portal de Serviços e pelo aplicativo digital do órgão. “Os especialistas criaram scripts de consultas que são realizados no ambiente de produção em tempo real, a fim de identificar falhas funcionais ou indisponibilidade de aplicações. Em conjunto com a ferramenta de monitoramento é possível comparar as métricas do dia a dia, a quantidade de bugs, e suas gravidades e complexidades”, comenta Marcus.
O especialista ressalta que com a utilização das ferramentas de automação inteligente, é possível garantir uma elevada cobertura de testes, aumentando a qualidade do escopo dos sistemas alvo. “Assim como no trabalho que desenvolvemos para o Detran/DF é possível simular situações reais do cotidiano para verificar o comportamento dos sistemas, em conjunto com ferramentas de acompanhamento e criar indicadores de qualidade. Tudo isso através de robôs que criam cenários em grande escala, sem a necessidade de interação humana ao longo da execução”, afirma. A contratação deste serviço, reduz a quantidade de técnicos necessários para realização de execuções, diminuindo custos. Além da redução de tempo, pois, após o processo inicial de customização e criação de scripts para atuação da ferramenta, os próximos passos passarão a ocorrer conforme a rotina programada”, acrescenta.
Comentários