Por Julio Moretti, CEO do Grupo Qualität
Em uma economia digital, os dados são o grande equalizador. As empresas precisam de inovações de TI na medida certa das suas reais necessidades, que lhes permitam simplificar as operações e maximizar o valor de negócios dos seus dados. O grande desafio é chegar ao balanço ideal de custo-eficiência.
Os dados representam um ativo cada vez mais importante para as organizações e as equipes de TI precisam de uma infraestrutura de armazenamento simples e flexível, assim como ferramentas que ajudem a otimizar e simplificar as operações atuais e que tornem mais fácil integrar novas tecnologias on-premises e serviços em nuvem no futuro.
Não há como escapar dessa jornada, pois a diversidade das operações está aumentando e um exemplo disso é o aumento da complexidade das funções de TI referente aos serviços na nuvem que, muitas vezes, envolvem várias nuvens públicas e privadas. Uma pesquisa realizada em 2021 pela ESG1 revelou que 78% dos usuários de infraestrutura como serviço (IaaS) ou de plataforma como serviço (PaaS) utilizam mais de um provedor de infraestrutura de nuvem pública.
A complexidade da TI pode inibir o crescimento
Combater o problema generalizado da complexidade da TI é essencial para uma organização se manter competitiva. Segundo a pesquisa, os dez principais fatores que impulsionam atualmente a complexidade da TI são:
- Aumento do trabalho remoto devido à COVID-19;
- Recentes legislações sobre a privacidade e segurança dos dados;
- Maior volume de dados;
- Maior complexidade e pressão no cenário da segurança cibernética;
- Aumento do número e dos tipos dos dispositivos na ponta;
- Aumento do número e dos tipos das aplicações usadas pelos colaboradores;
- A necessidade de usar tanto datacenters on-premises quanto fornecedores de nuvem pública;
- Iniciativas tecnológicas que alteram a forma como a empresa opera;
- A necessidade de incorporar novas tecnologias como IA, ML, análise avançada de dados, blockchain, etc.;
- Aumento das aplicações que demandam a adoção de arquiteturas mais modernas.
As empresas hoje têm uma compreensão mais clara da conexão entre o aproveitamento dos dados de maneira inteligente e a obtenção de resultados positivos de negócios. Essa percepção promove não apenas taxas aceleradas de crescimento de dados, mas também aumentam a superfície de contato com atores mal-intencionados. Como resultado, as complexidades em relação ao armazenamento e à proteção de dados estão impactando significativamente a TI.
O grande volume de aplicativos e tecnologias que a TI deve aprender, integrar, implantar e mesmo as tecnologias que deveriam simplificar a vida dos profissionais de TI, como serviços em nuvem, podem adicionar camadas de complexidade às operações diárias. Esse ritmo acelerado de inovação continuará a acelerar, causando complexidades adicionais e introduzindo novas tecnologias e aplicativos para implementar e dominar.
As inovações em armazenamento revelam o valor dos dados
Considerando isso, a TI precisa obter proveito das inovações que fornecem acesso rápido e superior aos dados. A infraestrutura de armazenamento precisa ser ágil e de alto desempenho. NVMe e virtualização de armazenamento são duas tecnologias inovadoras que estão ajudando as organizações a prosperar nesse cenário de novas e maiores demandas de TI.
NVMMe
Non-Volatile Memory Express (NVMe) é uma interface de dispositivo lógico aberta para acessar mídia de armazenamento não volátil, conectada por meio de um barramento ou switch PCI Express (PCIe). Projetado para armazenamento flash em vez de discos rígidos giratórios, o protocolo NVMe é simplificado e foi desenvolvido para maximizar o desempenho com baixa latência. É mais eficiente do que protocolos tradicionais como SATA ou SAS e permite tirar proveito das melhorias nas taxas de latência trazidas pelo flash.
Virtualização
A consistência no acesso e no gerenciamento da tecnologia de armazenamento pelos administradores, bem como uma perfeita interação dos aplicativos e dos desenvolvedores de aplicativos com a infraestrutura de armazenamento, tornaram-se essenciais para superar a complexidade resultante do gerenciamento de hardware de armazenamento.
O armazenamento definido por software (SDS) não separa o armazenamento do hardware. Na verdade, é apenas uma camada do stack de tecnologia, que oferece vários serviços com o uso de servidores padrão do mercado, em vez de hardware proprietário. Ao contrário dos sistemas tradicionais de armazenamento Network Attached Storage (NAS) ou Storage Area Network (SAN), o SDS foi desenvolvido para funcionar em qualquer sistema x86 ou padrão do mercado, eliminando a dependência entre software e hardware proprietário.
Basicamente, o SDS abstrai tudo o que controla as solicitações de armazenamento, e não o que está realmente salvo. Trata-se de uma camada de software entre o armazenamento físico e a solicitação de dados. Dessa forma, é possível controlar como e onde os dados são armazenados. Os softwares controladores de SDS como o IBM Spectrum Virtualize oferecem serviços de acesso ao armazenamento, rede e conectividade. A característica mais importante do software controlador de SDS é que ele não tira conclusões sobre a capacidade ou a utilidade do hardware subjacente.
IBM FlashSystem® 5200: armazenamento com funcionalidades avançadas e recursos de nuvem
FlashSystem 5200 é o mais novo membro da família IBM FlashSystem de sistemas de armazenamento de ponta, entregando os mesmos níveis de funcionalidades que outros membros da família, mas em um formato menor e mais eficiente, que permite às empresas começar com um investimento inicial em armazenamento mais modesto sem sacrificar o desempenho e expandir facilmente a capacidade e os recursos, conforme as necessidades aumentam e mudam.
A família IBM FlashSystem evoluiu e se adaptou aos requisitos que estão em constante mudança: abordagem de plataforma única, melhor gerenciamento e durabilidade de flash, redução e criptografia de dados orientada por hardware, inovação da tecnologia FlashCore, novos recursos de nuvem híbrida e incorporação de NVMe, entre muitas outras mudanças. As principais melhorias tiveram como objetivo favorecer a simplicidade, eficiência de custos, densidade e desempenho extremamente rápido.
O FlashSystem 5200 oferece sistemas NVMe acessíveis de ponta a ponta, que permitem escalar conforme as necessidades de desempenho e capacidade de armazenamento exigirem. No tocante ao desempenho, um único FlashSystem 5200 com apenas três módulos NVMe FlashCore fornece o mesmo rendimento de um sistema com vinte e quatro SSDs SAS.
Além disso, como todos os outros modelos da família IBM FlashSystem, também possibilita o armazenamento definido por software (SDS) com o IBM Spectrum Virtualize, facilitando o gerenciamento de dados e incorporando funcionalidades para nuvem híbrida, incluindo redução abrangente de dados e suporte para tecnologias de contêiner de ponta, que podem fornecer às empresas os recursos de que precisam para obter e manter uma vantagem competitiva em todo o espectro dos ambientes modernos de negócios.
Quer conhecer mais sobre as soluções IBM FlashSystem para sua infraestrutura de armazenamento? Agende uma conversa aqui com nosso time de especialistas.
Comentários