Para usar os conceitos em tomadas de decisão é preciso identificar quais informações são relevantes para cada demanda e, então, definir uma estratégia de coleta e análise. Segundo Antonio, são diversas as áreas que os dados podem aprimorar. “Fazer uma análise diagnóstica do negócio, por exemplo, ajuda a entender o status da empresa, seus erros e acertos. Dessa forma, os processos podem ser aprimorados e as decisões futuras terão um direcionamento mais embasado. As informações também ajudam na criação de insights certeiros ao detectar padrões em diversas áreas do negócio – vendas, resultados internos, etc”, destaca.
“A partir de pesquisas, entende-se as reais necessidades dos clientes, o que ajuda a construir serviços e processos mais personalizados e, portanto, mais bem-sucedidos com o público alvo.” reforça Antonio Rodrigues.
Ao tomar decisões com base em dados, é interessante levar em consideração se essas ações foram bem sucedidas. Para realizar essa avaliação, é proveitoso seguir alguns passos:
1) Defina os objetos da análise, o que se espera alcançar com o estudo;
2) Crie um planejamento que determine as fontes dos dados, os processos de análise e os responsáveis;
3) Crie indicadores que façam sentido para cada negócio.
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