Como já era de se esperar, com o distanciamento social devido à pandemia pelo coronavírus, houve um aumento considerável no faturamento dos e-commerces. Um levantamento feito pela Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, mostra o comportamento do consumidor na data. A pesquisa utilizou como base os mais de 43 milhões de cadastros da Social Miner, e 40 milhões de dados de aquisição de aplicativos das categorias de e-commerce e encontros do RankMyAPP, empresa de inteligência de apps e líder no segmento.
Na data mais romântica do varejo virtual, os homens compraram mais que as mulheres. Eles foram responsáveis por 50,3% das conversões, enquanto elas representaram 49,7%. 93,8% do público que comprou eletrônicos e informática se declarou do sexo masculino. Já quando olhamos para itens de beleza, 86,6% das compras foram realizadas por mulheres, como podemos ver no ranking de vendas por categorias:
*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 28/05 a 12/06 de 2020
Que os brasileiros costumam deixar para comprar presentes de última hora, não é novidade, e não mudou. Tanto que o maior pico de vendas registrado neste período pré dia dos namorados foi em 09 de junho, dia que representou 4,3% das vendas totais do período.
*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 12/05 a 12/06 de 2020
Apesar da crise, os consumidores gastaram mais nos presentes neste ano. De acordo com dados da Compre&Confie, parceira da Social Miner, em comparação com o ano passado, o ticket médio cresceu 1,4%, indo de R﹩400,91 para R﹩406,67. Os homens investiram mais nos presentes, o que pode ser reflexo dessa preferência do gênero por eletrônicos. Eles gastaram, em média, R﹩474,10, enquanto elas desembolsaram R﹩357,18, uma diferença de R﹩116,92.
Sobre as vendas por região, os maiores compradores estão na região sudeste, que detém 62,5% do total compras online. O sul ficou em segundo, com 14,8%, nordeste aparece em terceiro com 14,3%, centro-oeste vem em seguida, com 5,8%, e norte 2,6%. Os estados que ficaram no topo da lista de maiores compradores nos e-commerces foram São Paulo (38,71%), Rio de Janeiro (11,41%) e Minas Gerais (10,31%), que concentram juntos mais de 60% das vendas ocorridas entre 28 de maio e 12 de junho. Abaixo é possível ver o desempenho de cada localidade:
67,6% das compras aconteceram via desktop, e apenas 32,4% via mobile. Essa discrepância está pode estar relacionada à possibilidade de visualizar detalhes dos produtos com mais clareza no desktop, e à praticidade de finalizar a compra no mesmo dispositivo que está utilizando no dia a dia – provavelmente durante o trabalho. No gráfico abaixo é possível ver a representatividade dia a dia de cada um deles, onde podemos notar que, aos finais de semana, o mobile ganha mais força:
*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 12/05 a 12/06 de 2020
Mesmo que o montante de compras via aparelhos móveis seja menor que o via desktop, ele é bastante considerável. Inclusive, vale ressaltar que, segundo o RankMyAPP, houve um aumento de 3% nas conversões -visitas que resultaram em instalação- via aplicativos de celular.
Outro dado interessante sobre o universo mobile, é o aumento de 144% no número de downloads de aplicativos de e-commerces. Só no dia primeiro de junho, foram instalados 247 mil apps – com destaque para o aumento na procura dentro das categorias Artigos esportivos e Moda. Confira a diferença do volume de instalações do ano passado para esse ano:
*dados referentes a base do RankMyAPP, apurados entre os dias 12/05 e 12/06 de 2020
Reforçando a importância de fidelização dos clientes, a taxa de consumidores que fizeram as compras de Dia dos Namorados neste ano na mesma loja onde já tinham comprado no ano passado foi de 21,1%, o que representa um aumento de 7% em comparação com o ano anterior. Para o CEO e cofundador da Social Miner, Ricardo Rodrigues, “as empresas têm investido mais em boas estratégias de retenção, e se atentado mais ao comportamento das pessoas nos e-commerces o que tem surtido efeitos bastante positivos”.
Para contribuir e otimizar ainda mais essa relação vendedor x cliente, ainda mais diante dos impactos causados pela Covid-19, a Social Miner segue levantando dados. Para conferir informações, atualizadas semanalmente, basta acessar: http://conteudo.socialminer.com/impactos-coronavirus-ecommerce .
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