A ideia surgiu com a necessidade de criar recomendações cada vez mais assertivas, divididas em grupos de interesses e oferecendo sugestões relacionadas ao momento de vida de cada pessoa, além de facilitar o processo e fazer com o comprador não precisa levar tanto tempo para escolher um novo lar. “Avaliando as buscas que são feitas em nosso site, conseguimos identificar o que cada perfil de pessoa procura. A cada 10 apartamentos pesquisados na internet, o comprador visita 3 ou 4, e compra um. Por isso, essa ferramenta vai mostrar aqueles que de fato combinam com o que a pessoa quer, reduzindo o tempo gasto na escolha do imóvel e trazendo mais facilidade para esse processo”, explica Alex Frachetta, CEO do Apto.
Atualmente, são 4 listas apresentadas no site: “varanda gourmet”, “recém-casados”, “minha casa, minha vida” e “atrai investidores”. “Resolvemos lançar esses quatro grupos por terem o maior volume de pesquisa em nosso site. São perfis com uma lista de desejos bem clara. Por exemplo, 54% dos recém-casados buscam um apartamento com varanda. Sabendo que já existe esse hábito, nossa ideia é facilitar esse momento”, reforça Alex.
Ao acessar o site é possível escolher uma dessas listas e os imóveis aparecem separados por cidade. Para os recém-casados, por exemplo, as principais características são apartamentos de metragem entre 50 e 70m² com até 2 quartos e que tenha um bom living para receber familiares e amigos. “Geralmente quem acaba de casar está cheio de contas para pagar, então a faixa de valor não pode ser muito alta. O segundo quarto é um item a mais e que facilita o planejamento de quem quer ter filho”, analisa Alex.
Já o perfil “atrai investidores”, é completamente diferente. Nesse caso, o principais diferenciais são a localização, com preferência para imóveis próximos ao metrô, a metragem, geralmente estúdios menores, e os serviços oferecidos, que englobam concierge, lavanderia compartilhada, entre outros. “Esse tipo de imóvel atrai investidores porque são mais líquidos e o capital financeiro não é tão alto e o retorno acaba sendo uma alternativa bastante interessante e segura em tempos de crise. Muitas pessoas querem alugar locais menores, já mobiliados, para ficar mais perto do trabalho ou da faculdade”, finaliza Alex.
Comentários