Novo modelo trouxe escalabilidade, flexibilidade, aumentou a segurança e proteção dos dados da rede varejista e ainda permitiu reduzir o CAPEX e aumentar o OPEX
Para fazer frente ao objetivo de aumentar a eficiência operacional em TI, transformar seus investimentos (CAPEX) em despesas operacionais (OPEX) e ainda prepara-se para a era da transformação digital, o Grupo Tenda Atacado, referência no varejo de autosserviço, buscou o apoio da Planus Cloud, Networking & Services. Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor caminho a seguir, a empresa demonstrou ao Tenda as vantagens de levar sua infraestrutura de TI para a nuvem pública da Planus e disponibilizou uma plataforma de Recuperação de Desastres, na modalidade Serviço (DRaaS).
Os resultados deste projeto incluem maior escalabilidade para crescimentos futuros da infraestrutura do Grupo Tenda, incluindo sua plataforma de ERP; melhor adequação às regras de compliance e, ainda, simplificação na gestão. O novo cenário não só eliminou a necessidade de novos investimentos, uma vez que toda a solução foi contratada no modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS), em total aderência ao conceito de transformação digital nas empresas, como também contribuiu para o sucesso das operações, pois desonerou a equipe de TI das responsabilidades de administração do ambiente e, ainda, permitiu que passasse a apoiar mais diretamente as áreas de negócios. Toda a infraestrutura está baseada na Cloud Pública da Planus e o Grupo Tenda possui acesso ao painel de controle, conseguindo assim alocar ou desalocar recursos conforme a demanda.
“Contar com o apoio 24×7 da Planus faz com que eu não precise me preocupar com problemas que antes eram recorrentes, como cuidar de incidentes que aconteciam após o horário do expediente, por exemplo. Sem falar que em meses de grandes sazonalidades, como dezembro, quando normalmente é necessário adequar e ampliar tanto a infraestrutura de sistemas como de pessoal, isso deixou de ser uma atribuição nossa. Quem é do nosso ramo sabe o quanto delegar essa parte do trabalho, faz a diferença no dia a dia da nossa equipe de TI”, explica Pedro Olavo Severini Filho, diretor de TI do Grupo Tenda.
Além disso, com a incorporação da plataforma de disaster recovery, a varejista está totalmente protegida e amparada para enfrentar eventuais incidentes, como por exemplo, roubo de informações, uma queda de energia, incêndios e outros perigos. As informações dos últimos minutos são restauradas e replicadas em tempo real para o ambiente de disaster recovery, evitando que a operação fique parada e cause prejuízos.
Como o projeto preparou o Grupo Tenda para transformação digital
“O grande diferencial do projeto, em total aderência a transformação digital, foi o de ter sido concebido de forma customizada para atender as necessidades do Grupo Tenda Atacado, aproveitando parte da infraestrutura já existente e incrementando apenas com os recursos necessários, sem demandar investimentos desnecessários em curto e longo prazo. Outro ponto importante é a coexistência de dois mundos, o virtual, em uma nuvem pública, e o físico, ou seja, um modelo híbrido, pois parte da infraestrutura de segurança também está em um ambiente de segurança interno do cliente”, ressalta Silnei Kravaski, Diretor Executivo da Planus Cloud, Networking & Services.
Fundado em janeiro de 2001, o Grupo Tenda Atacado é uma referência no varejo de autosserviço, em razão dos mais de 40 anos de atuação de seu fundador nesse segmento. São cerca de 32 lojas-armazém espalhadas na capital, grande São Paulo e interior paulista, empregando 5 mil colaboradores.
Comentários