Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores
O e-commerce segue crescendo e traz consigo novas oportunidades para comprar e vender pela internet. Uma das formas são os marketplaces, que, de acordo com o Ebit|Nielsen, representam 78% de participação das vendas online voltadas para o consumidor.
Os marketplaces têm se tornado essenciais para os menores vendedores, que ainda não têm o know how e as funcionalidades do e-commerce bem definidas, e para os grandes players, que têm a loja funcionando e um público mais fidelizado, mas que até então tinham limitações de produtos. Unindo forças com demais comerciantes, eles melhoram a experiência dos clientes, ofertando e entregando uma gama maior de produtos, atingindo mais consumidores.
Pensando nessa ampliação de público, trago aqui 5 dicas de como destacar sua loja em marketplace, seja ela de flores e presentes, seja de moda, ou de qualquer outro segmento.
Tenha planejamento estratégico: ao selecionar os produtos que irá vender, conheça os parceiros, verifique a data de validade de perecíveis, a forma de logística, o cumprimento dos prazos – tudo que não pode acontecer de errado com o pedido do seu cliente.
Organize os produtos de maneira adequada: ao visitar a loja, o consumidor precisa encontrar aquilo que procura de forma fácil; caso contrário, há o risco de ele abandonar sua loja. A classificação deve corresponder ao título, às características e às necessidades do público.
Dedique um tempo para a descrição dos produtos: já que o cliente não consegue ter contato com o que está comprando, quanto mais informações sobre o item, maior a chance de ele comprá-lo; por isso, complemente com fotos atrativas e reais.
Entrega rápida e eficiente: verifique sempre os estoques e a disponibilidade dos itens. É frustrante não receber seu pedido, ou receber errado.
Pós-venda: é importante verificar com seu cliente como foi a experiencia da compra, os pontos fortes e positivos, e os de melhoria, assim é possível você aperfeiçoar seu negócio.
Destacar sua loja em um marketplace é fundamental em um cenário tão competitivo como o atual. Atenha-se aos detalhes e à melhor experiência de compra para que seu cliente retorne e indique sua loja.
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