Segundo os analistas da Gartner, há algumas ações chave que aceleram o crescimento dos negócios digitais. Para muitos, o início do COVID-19 estimulou uma ação rápida para obter o comércio digital, porém a nova onda de energia que existia no início da crise diminuiu à medida que a situação se estendeu sem um ponto final claro. Agora, os líderes executivos precisam de novas táticas para acelerar o progresso digital.

Aceleradores do crescimento de negócios digitais:

Fonte: Gartner
  • Vencer de forma diferente
  • Desencadear multiplicadores de força
  • Banir “Tragadas”
  • Redirecionar os recursos

Vencer de forma diferente

Para desenvolver seus negócios digitais, os líderes executivos precisam ter a capacidade de vencer de forma diferente, identificando e capturando a nova demanda digital que emerge desta crise. Isso exigirá a criação de novas estratégias, modelos de negócios, modelos e formas de trabalhar. Aqui estão alguns exemplos de como os líderes executivos podem vencer de forma diferente:

Correções rápidas

  • Faça com que a equipe executiva fale diretamente com os usuários finais de seu centro de contato de serviço.
  • Entreviste os clientes para descobrir o que eles querem no novo normal

Táticas inteligentes

  • Continue permitindo mais interações digitais e sem contato com o cliente. Use chatbots para fornecer o que pode parecer um meio-termo para os clientes: digital, mas com um toque humano.
  • Promova digitalização e inteligência mais profundas em todos os produtos.
  • Use o trabalho forçado de casa, equipes não localizadas para entregar o tempo de chegada ao mercado de acelerações de desenvolvimento.
  • Venda mais do seu produto existente por meio de uma plataforma, mercado ou ecossistema de terceiros.

Novas direções

  • Crie uma plataforma de dados para seus clientes e o ecossistema de seus clientes.
  • Orquestre a jornada do cliente além do seu produto e em um novo espaço e modelo adjacente de negócio.
  • Use os períodos “brancos” do ciclo de notícias de crise para fazer movimentos discretos no mercado de negócios digitais, como techquisitions.
  • Mude de produtos para serviços ou serviços para produtos.
  • Crie um mercado para revenda de produtos ou peças.

Desencadeie multiplicadores de força

Multiplicadores de força podem ser alavancas estratégicas, como adotar e adaptar modelos de negócios dentro de unidades de negócios ou funções específicas para permitir que a empresa “ganhe”. Além disso, uma força multiplicadora pode ser uma alavanca operacional, como a evolução do modelo operacional de como a empresa oferece valor para os clientes.

Reparações rápidas

  • Faça com que os líderes executivos falem diretamente com os funcionários em seu contact center de serviço.
  • Adicione recursos de RP livres de direitos (como imagens, b-roll ou pontos da história) sobre seus produtos digitais e serviços para a página de imprensa do seu site corporativo.
  • Nas reuniões do conselho (de supervisão), peça a cada membro trazer um breve exemplo externo de algo digital que os impressionou recentemente (como um produto, serviço, interação, resultado corporativo ou movimento de estratégia).
  • Adicione uma página de destaque “como comprar conosco” ao seu site B2B.
  • Esboce uma “antiestratégia” – diga o que sua empresa não fará e o que não será.

Mudanças inteligentes

  • Comece desafios de inovação aberta online (eles são altamente avaliados pelos CEOs que os usaram).
  • Aperfeiçoe os indicadores-chave de desempenho (KPIs) de negócios digitais e defina metas mais ambiciosas.
  • Aumente a faixa de qualidade e resolução da fotografia do produto.
  • Crie aplicativos móveis de produto mínimo viável (MVP) para fazer parceria com seus produtos principais (informativos primeiro, funcional mais tarde).
  • Abra uma API útil para o seu setor e divulgue-a.
  • Execute hackathons de inovação de produto (com externos, alunos ou clientes).Comece desafios de inovação aberta online (eles são altamente avaliados pelos CEOs que os usaram).

Novas direções

  • Torne a identificação, exames e eventual busca de opções de uma competência corporativa criando um conjunto de crenças, valores e princípios.
  • Execute um programa de alfabetização de dados.
  • Desenvolva um programa de aprendizagem ágil para construir competência, habilidades e confiança dos funcionários para comprometa-se com a aceleração digital.
  • Conecte-se a mais parceiros do ecossistema.
  • Crie funções de gerente de produto digital e comece a preenchê-las internamente.
  • Profissionalize um kit de trabalho em casa (com itens como elevadores de mesa, luzes de selfie, webcams externas, tecnologia de cancelamento de ruído e cenas de fundo).

Banir “Tragadas”

Tragadas são forças negativas internas ou externas que estão impactando um negócio. Exemplos externos incluem escassez de estoque upstream, recursos online limitados, paralisações do governo, greves de funcionários, abastecimento interrupções na cadeia e baixa liquidez. Exemplos internos incluem estruturas que não fazem mais sentido para como o trabalho é feito e os esforços para criar estabilidade de recursos que acabam criando rigidez e gargalos. Como os multiplicadores de força, as tragadas podem ser contextuais, estratégicas ou operacionais.

Aqui estão alguns exemplos de como os líderes executivos podem neutralizar as tragadas:

Correções rápidas

  • Use hacks de cultura de crise para ajudar os funcionários a se manterem produtivos; foco na esperança, pertencimento, agência e orgulho.
  • Encerrar a última fase da transformação de TI / não digital convencional pré-crise em grande escala programa.
  • Redimensione o financiamento digital para os projetos que oferecem os melhores retornos.
  • Mude apenas para financiamento ágil.Táticas inteligentes
  • Mova as decisões de recursos para mais perto do usuário final, devolvendo a tomada de decisão e desmembrando recursos (consulte Projetando Trabalho para Desbloquear uma Cultura Responsiva).
  • Use a automação de processos robóticos (RPA) para automatizar tarefas rotineiras.
  • Diversifique o seu conselho.
  • Aumente o foco de privacidade e conformidade nos parceiros.
  • Tapa buracos nos riscos de segurança cibernética que o COVID-19 aumentou.
  • Declare o trabalho doméstico como a suposição padrão daqui para frente e use-o para justificar o administrador reengenharia / automação de processos de negócios que estavam sendo resistidos.
  • Adapte a segurança cibernética para trabalhar em casa e uma maior presença digital.
  • Identifique novos riscos de privacidade conforme os funcionários dos fornecedores se distanciam, revisando as políticas relevantes do fornecedor, treinamento, contratos e subcontratos.
  • Encurte a distância de decisão. Avalie o número de intermediários entre especialistas e executivos líderes e questionam a necessidade de retomada dessa prática.
  • Reduza o escopo da decisão. Considere como a equipe de liderança executiva avalia o escopo das decisões.Novas direções
  • Deixe os agentes de mudança liderarem, separe-se daqueles que não conseguem abraçar a mudança.
  • Incorpore avaliações de design de trabalho em atividades mais amplas de gestão de talentos para sincronizar melhor o “design” do trabalho com a forma como ele é feito.
  • Formalize como os processos podem ser flexíveis, criando limites para autonomia e procedendo com consentimento em vez de esperar por consenso.
  • Direcione agilidade para “departamentos de bloqueio” (como jurídico, conformidade ou financeiro).
  • Exponha quaisquer mudanças regulatórias que limitavam o digital, mas foram facilitadas ou removidas por causa de confinamento.
  • Acelere a digitalização do gerenciamento de riscos corporativos (ERM) e auditoria.
  • Use um programa de aprendizado ágil para fechar lacunas de habilidades críticas que impedem o progresso.
  • Ofereça comunicações transparentes. Revise e documente técnicas de comunicação mais eficazes que a empresa usou no auge da interrupção.

Redirecionar recursos

Dois terços dos CFOs estão atrasando os investimentos de capital, mas muitos dizem que estão usando a economia de custos para proteger ou até mesmo aumentar os gastos com trabalho estratégico. Capital, qualificação de talentos, instalações e tecnologia, entre outras coisas, são exemplos de recursos que estão sendo redirecionados.

Aqui estão alguns exemplos de como os líderes executivos podem redirecionar recursos e acelerar o crescimento dos negócios digitais

Correções rápidas

  • Decida encerrar canais de distribuição marginais e não digitais (como lojas de baixo volume ou atacadistas) e pessoal de apoio ao turno.
  • Crie metas de aceleração e KPIs.
  • Melhorias e otimizações de congelamento de menor prioridade em um mundo pós-COVID-19, liberando recursos de capital e talento para redistribuição

Táticas Inteligentes

  • Transfira mais trabalho de fornecedores de sourcing complexos para trabalhadores de gig.
  • Identifique as taxas de manutenção do fornecedor fora da banda e renegocie-as.
  • Reduza o número de novos projetos e desvie o dinheiro economizado para os projetos que são o futuro de a empresa.
  • Reafirme a supervisão e disciplina dos gastos totais com tecnologia para reduzir o desperdício de duplicação.
  • Mude alguns gastos com publicidade de marketing para gastos na nuvem.
  • Crie um mercado de talentos com incentivos para atender às necessidades de oferta e demanda de competências para o digital aceleração.

Novos caminhos

  • Treine e transfira equipes com alto conhecimento numérico e psicometria relevante para se tornarem cientistas de dados.
  • Redimensione bens imóveis para o futuro local de trabalho híbrido (trabalhar em casa, combinado com trabalho no escritório).
  • Venda ativos legados ou unidades de negócios que não estão alimentando o futuro de seu negócio digital.
  • No próximo ciclo de orçamento, altere as restrições para cortes de orçamento de viagens e entretenimento (T&E) para SaaS e aceleração da nuvem.
  • Use notícias de disputas políticas internacionais para justificar / exigir mudanças no local das atividades.
  • Fatore o acesso à energia renovável, aumento do nível do mar e condições climáticas extremas no local de atividade alterar.

Fonte: Gartner (Whitepaper: Digital Business Acceleration Leadership Tactics for faster progress)

 

Publicado Originalmente em HDBSystems