O tiro de largada da transformação digital já foi dado. Em um ambiente de negócios movido pela ideia de disrupção, pelo anseio em se conectar com um perfil de consumidores cada vez mais exigente, e pelo próprio avanço de tecnologias nas mais diversas frentes (IoT, Machine Learning, Cloud, Mobile, BI), tornou-se imperativo, para todas as empresas, caminhar no sentido da digitalização de seus processos de negócio, visando maior eficiência, ganhos em escala nas atividades automatizáveis e possibilidade de direcionar o tempo de suas equipes para ações mais criativas e de cunho decisório.
Dentro deste cenário, era de se esperar que o papel do CIO, sempre responsável pela liderança de times de TI e pela melhoria de processos internos, crescesse em importância e complexidade. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar, de modo mais detalhado, quais as atribuições atuais do novo CIO, justamente em um momento no qual os investimentos voltados para a transformação digital chegam a casa US$ 1,2 trilhão (dados globais de 2017, segundo a consultoria IDC).
A difusão de uma cultura digital
Podemos dividir o papel do CIO contemporâneo em três principais pilares, sendo o primeiro deles, a própria ideia da difusão de uma cultura digital no ambiente interno de uma organização. Isso implica pensar que o CIO não deve pensar, somente, no âmbito de uma área de TI, mas sim, com uma visão horizontal, capaz de fomentar entre todos os departamentos da empresa a necessidade de melhoria de processo com base no uso de soluções informatizadas.
Então é atribuída ao CIO uma função não somente de cunho técnico, mas sim, estratégico, implementando metodologias capazes de potencializar a excelência das operações de uma empresa e inserindo a transformação digital dentro de seus indicadores de desempenho enquanto líder.
A integração entre pessoas, engajamento e tecnologia
O segundo aspecto da atuação do CIO envolve o conceito de destreza digital, ou a capacidade de unir talentos engajados no crescimento de uma organização e o uso da tecnologia para o alcance de altos desempenhos.
Sendo assim, é também um papel do novo CIO, fazer com que esse processo de compreensão, adaptação e engajamento com a tecnologia, transcorra de modo natural, tendo em vista uma melhora exponencial na entrega de resultados de todas as equipes de um negócio.
Abraçando a complexidade
Finalmente, o próprio CIO deve entender que o perfil de suas atribuições não é mais o mesmo. Com o crescimento de seu papel estratégico nas empresas, crescem também, suas responsabilidades, e é preciso unir a habilidade de desenvolver soluções criativas para os processos de um negócio, com as rotinas corporativas, de comunicação com outros diretores, equipes e de seu posicionamento enquanto facilitador da transformação digital de uma empresa.
Para atuar como um verdadeiro interlocutor, e também responsável por implementar soluções que aproximem uma companhia de seus objetivos estratégicos, o CIO precisa ter domínio profundo do core business da empresa em que atua, entendendo quais fatores impactam o negócio, onde estão os gargalos e quais são as oportunidades de melhoria, e ser capaz de se comunicar de modo claro com diferentes perfis de equipes.
O CIO deve ainda estar ciente de que, ao passo que sua importância para um futuro voltado para transformação digital aumenta, ampliam-se também seus desafios. E aqui, a velha máxima não perde sua validade: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.
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