Não é segredo. As organizações que adotaram de forma inteligente a automação de seus processos estão se preparando para competir de forma mais eficiente em seus respectivos setores. No início, a RPA era encarada como um conceito relativamente futurista, mas atualmente, quase todas as empresas já alcançam benefícios com a automação de alguma forma. Muitas organizações conseguiram implementar a automação em níveis bastante elevados, oferecendo opções de autoatendimento, adotando tecnologias de chatbot e usando outras formas de inteligência artificial (IA) de última geração.
A notícia empolgante é que o verdadeiro e completo potencial da automação inteligente ainda está por vir. As empresas que estão a bordo hoje estarão inevitavelmente na vanguarda da inovação amanhã.
Apresentamos a seguir cinco maneiras pelas quais a automação de processos pode ajudar sua organização a ser mais inovadora e ágil, independentemente do setor.
Aumentar a produtividade, a satisfação e a retenção dos colaboradores
A automação de processos não foi projetada para eliminar a atuação humana no local de trabalho. Em vez disso, seu objetivo é valorizar e aprimorar suas capacidades. Quando as atividades tediosas, repetitivas e baseadas em regras do trabalho diário são transferidas de humanos para máquinas, a produtividade aumenta naturalmente. Além disso, os colaboradores são liberados para realizar um trabalho mais significativo e impactante para a empresa. Quando as pessoas podem dedicar seu tempo a aspectos de seu trabalho que são mais interessantes e gratificantes, os níveis de satisfação e retenção também aumentam.
Simplificar processos de negócios ineficientes
Nada prejudica mais a chance de crescimento de uma empresa como ineficiências nas suas operações. Tempo desperdiçado equivale a dinheiro desperdiçado e, ainda mais importante, oportunidades perdidas. As empresas que estão sobrecarregadas por processos caóticos e desorganizados e fluxos de trabalho mal planejados podem mudar as coisas com a RPA. Em vez de gastar horas controlando manualmente o trabalho que precisa ser feito (e retrocedendo para consertar coisas que inevitavelmente darão errado), os funcionários podem aplicar suas habilidades de pensamento crítico a iniciativas-chave mais importantes, como a análise de dados para obter insights e desenvolver estratégias de negócios mais avançadas.
Aumentar e acelerar a visibilidade das informações
Organizações com líderes de negócios que sabem exatamente onde estão, em termos de informações precisas e atualizadas sobre seus projetos e orçamentos, se encontram em uma posição muito melhor para alcançar seus objetivos do que aqueles que estão constantemente se sentindo no escuro. Essa é outra área onde a automação de processos pode ajudar.
Quando os relatórios são precisos e obtidos de forma fácil, os líderes podem desfrutar de uma visibilidade muito maior sobre o que está acontecendo, a qualquer momento. Além disso, com recursos de aprendizado de máquina, os gestores podem obter suporte de decisão de alto nível baseado em dados, para ajudá-los a orientar a organização na direção certa.
Oferecer excelência na experiência do cliente
Quando as equipes não precisam mais gastar seu tempo executando tarefas manuais e controlando fluxos de trabalho repetitivos, podem dedicar mais tempo para analisar e atender as necessidades dos clientes. Na era digital em que vivemos, o serviço se tornou o verdadeiro diferenciador. Graças à automação de processos, as empresas podem utilizar seus recursos dedicados ao atendimento para desenvolver soluções criativas que possam resolver questões mais complexas e que necessitam da intervenção humana. Isso permite que a organização preste serviços ainda melhores, aumentando a satisfação dos clientes e solidificando sua posição no mercado.
Promover um crescimento mais rápido e sustentável
Quando se trata de favorecer o crescimento de uma empresa, a automação de processos pode ser um importante fator de alavancagem, não apenas para atingir os objetivos definidos, mas fazê-lo com mais rapidez. Assim que uma empresa define novas formas de trabalhar para gerar melhores resultados, pode automatizar grande parte desses novos processos. Isso causa uma espécie de efeito bola de neve, impulsionando um crescimento exponencial e sustentável em longo prazo. A automação de processos, quando implementada de forma inteligente, é um grande diferencial competitivo para qualquer empresa.
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Publicado originalmente em Grupo Qualität.
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