1. O open banking é seguro?
A segurança desse mecanismo é garantida pelo Banco Central (Bacen ou BC), órgão responsável por supervisionar todo o sistema. O órgão regulador definiu regras rígidas que as instituições bancárias participantes precisam seguir e todas são fiscalizadas. Caso não estejam de acordo com alguma norma, podem – inclusive – sofrer punições. Algumas das condições são: acompanhar e controlar o compartilhamento de dados e serviços; seguir regras de responsabilização da instituição e de seus dirigentes e implementar políticas de segurança cibernética.
2. Os meus dados serão públicos?
Ao participar do sistema os seus dados não se tornarão públicos, apenas as instituições financeiras participantes do open banking e autorizadas pelo BC terão acesso a eles. Além disso, no open banking os clientes têm controle para transferirem as suas informações cadastrais e transacionais para onde quiserem, graças às APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos), tecnologia que permite a comunicação entre softwares na internet.
3. A participação no open banking é automática?
O acesso aos dados por outras instituições financeiras deve ser autorizado pelo cliente, que aceita ou não participar do open banking. Ele pode cancelar a qualquer momento a autorização. O prazo de acesso aos dados também é definido pelo cliente. Todo o processo deve ser claro e transparente, sem surpresas para o consumidor.
4. Quais os benefícios de participar?
Com o open banking, o consumidor poderá desfrutar de maior liberdade e autonomia com menos burocracia na hora de solicitar um serviço de uma instituição financeira. Além disso, o sistema cria um ambiente mais competitivo que garante custos e juros menores para os participantes.
Outra vantagem está na obtenção de mais crédito para pessoas que não conseguem comprovar renda. “O grupo dos autônomos se beneficia muito com o open banking para obtenção, por exemplo, de um aumento de limite no cartão de crédito, pois não precisam apresentar nenhuma documentação comprobatória. Apenas o histórico de dados presente no sistema é suficiente”, explica Andrea Avedissian, brand manager na Zippi, onde o open banking já é utilizado para agilizar pedidos de aumento de limite para os clientes.
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