O mundo digital está cada dia mais imerso na sociedade. As novas tecnologias trazem mais praticidade e comodidade para todos os usuários e, para os empreendedores, não é diferente. Investir em um novo negócio não é uma tarefa fácil e o ano de 2020 foi marcado por essa questão. Muitos resolveram abrir um novo negócio ou até mesmo migrar para o mercado online, já que por causa do distanciamento social, causado pela pandemia, muitos estabelecimentos físicos não puderam funcionar.

Mas tão importante quanto migrar para o mercado online é aderir às redes sociais como estratégia de marketing, elas são um caminho para estar presente onde o público-alvo daquele segmento está. Portanto, usando a internet com ferramentas e com os recursos de maneira correta é possível obter muito mais resultado com menos custo.

“O alcance que o empreendedor pode ter é muito maior, afinal, é possível segmentar e alcançar grupos de pessoas específicas com anúncios e, também, é possível dar mais visibilidade a sua marca sendo presente nas redes sociais. Nesse sentido, você vai alcançar mais pessoas e gastar menos do que gastaria se tivesse que alcançar elas sem usar a internet”, explica André Patrocínio, CEO e co-fundador da Etus.

O Brasil é responsável por 10% do tempo gasto nas mídias em todo o mundo, ficando em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a ComScore. Por isso, ao ter perfis das empresas nas redes sociais, postando conteúdos que possam agregar ao cliente, é possível melhorar muito o relacionamento com ele. Assim, faz com que o usuário lembre-se do negócio e opte por comprar ou até mesmo indicar para outras pessoas. A gama de redes sociais é enorme, é possível estudar e alinhar quais os principais propósitos daquele negócio e assim escolher a melhor mídia para divulgação.

“O empreendedor precisa saber que não basta só criar o perfil nesses canais, é necessário agregar conteúdos para os seguidores, consumidores e outros usuários. Para isso, é importante ter um planejamento para fazer uma boa gestão das redes. Só postar foto dos produtos, por exemplo, não é suficiente. Para uma boa estratégia de marketing é preciso que você engaje seu público-alvo e responda os comentários e directs em até 24h.”, acrescenta o CEO.

Além desses pontos destacados, uma das grandes vantagens de usar a internet a favor do negócio, é a possibilidade de analisar os resultados, público e nicho da empresa com mais facilidade. Assim, o empreendedor acerta cada vez mais nas tomadas de decisões impactando direta e positivamente o seu negócio. E a internet também pode ajudar a tomar decisões para sua loja física, caso exista.