Por Barbara Martins, Sales Manager (LATAM) da Adjust

Assim como vários outros setores, a área financeira foi transformada pela tecnologia mobile. O estudo “Global Fintech 2019”, da EY, indicou que o uso de tecnologias financeiras por usuários da internet quase duplicou nos últimos dois anos. Além disso, 64% dos usuários ativos utilizam produtos como bancos online e aplicativos de negociação. Essa tendência tem sido acelerada pela pandemia global do coronavírus. Apps de investimento são a segunda categoria de mais rápido crescimento em 2020, passando na frente de jogos casuais e hiper causais.

O Relatório Mobile – Segmento Financeiro 2020 descobriu que as sessões e instalações de aplicativos na categoria de finanças não só cresceram substancialmente em 2020, como também o tempo que os usuários passam nessas soluções está em ascensão. Na primeira metade de 2019, os usuários estavam passando cerca de 7,7 minutos por sessão em aplicativos de bancos e de pagamento, mas, em 2020, esse número subiu para 8,35 minutos – um aumento de quase 9%.

O número de sessões em aplicativos de pagamento quase duplicou (49% em média nos diferentes países pesquisados). As taxas de crescimento mais impressionantes foram vistas no Japão (75%), na Alemanha (45%), na Turquia (39%), nos Estados Unidos (33%) e no Reino Unido (29%). O público está cada vez mais usando a plataforma mobile para efetuar transações e, ao mesmo tempo, respeitar as medidas de distanciamento social.

Os países emergentes estão impulsionando o crescimento global. Com uma saturação de soluções disponíveis, um número considerável de usuários desbancarizados e fatores demográficos que oferecem uma oportunidade ideal para o crescimento, os mercados emergentes estão, novamente, mostrando números impressionantes em todos os indicadores. Nessas praças, a fintech é vista menos como uma ruptura com o tradicional, e mais como uma medida que atende necessidades não supridas pelos bancos tradicionais.

Dito isso, como os profissionais de marketing de aplicativos podem aproveitar a crescente popularidade dessa categoria e se destacar perante a concorrência?

Investimento em UA

O Custo por Instalação Efetivo (eCPIs) caiu 77% em maio e os aplicativos de bancos ainda são capazes de adquirir usuários por uma fração do preço que eles custavam no início do ano. Com os níveis do eCPI baixos, agora é a hora certa de executar ações certeiras de marketing – com uma estratégia de aquisição de usuários (UA, na sigla em inglês) sólida. Embora o orgânico tenha um alto desempenho nessa categoria de finanças mobile, o marketing de desempenho é uma etapa importante, especialmente para os usuários do iOS, cuja fidelização é maior que a média em aplicativos de pagamento e investimento. De fato, os usuários da Apple, em geral, estão entre aqueles que melhor performam nesses apps.

Criar menos fricção para ter menos rotatividade

Embora muitos profissionais de marketing de aplicativos se concentrem na UA, está cada vez mais claro que a melhor forma de usar um orçamento de marketing é focar na retenção de usuários. O Relatório Mobile – Segmento Financeiro 2020 indica que os usuários de aplicativos financeiros são bastante volúveis. Previna-se contra a rotatividade tornando a jornada do usuário o mais simples e fácil possível.

Dê prioridade à segurança

Segurança é importante para qualquer aplicativo – ainda mais durante a pandemia da Covid-19, quando quase tudo que nós fazemos passou a ser online. No entanto, isso é especialmente crucial para os aplicativos de fintech, nos quais as pessoas compartilham informações sensíveis. Na indústria mobile, os fraudadores vão atrás o dinheiro. Por isso, não surpreende que os aplicativos de serviços financeiros estejam na mira dos criminosos. Conforme as taxas de uso crescem, crescem também os riscos para o setor, e os apps estão cada vez mais sendo atacados por bots automáticos.

Use o feedback do consumidor

Um diferencial fundamental para os aplicativos no setor financeiro é o feedback do consumidor. Com bancos tradicionais fechando filiais, somado à má reputação do atendimento ao cliente, os aplicativos do setor bancário encontraram bastante sucesso prestando atenção à opinião dos clientes. Aliás, o mau atendimento ao cliente é citado pelos consumidores como a principal razão para trocar de banco. Empresas de fintech como o Monzo são pioneiras em diferentes abordagens para assegurar a satisfação do cliente, incluindo um fórum comunitário para o qual os usuários podem enviar sugestões.

Barbara Martins é gerente de vendas – Brasil na Adjust, empresa líder de mercado em mensuração mobile, prevenção contra fraudes, cibersegurança e automação de marketing.