Por Léo Andrade, referência em low-code e no-code no Brasil
Um recurso que vem revolucionando a indústria de software e que pode transformar a gestão das empresas. Essa sigla, que significa “software as a service” (software como um serviço), já é forte tendência no mundo empresarial e também no universo da tecnologia.
É provável que você já tenha utilizado um de seus recursos, quer apostar?! Netflix, Spotify, Zoom, Google Drive e Dropbox são apenas alguns exemplos de SaaS. Esse modelo de negócio pode ser usado nos mais diversos segmentos de atuação. Entre os mercados que mais aproveitam as possibilidades estão as plataformas de e-commerce, software ERP, streaming, e-learning e até mesmo games.
Mas, afinal, o que é o SaaS?
O modelo veio para substituir e superar a ideia de software como um produto. Se antes era necessário comprar um CD-ROM para ter acesso a uma aplicação, hoje você pode ter a mesma solução, mas totalmente virtual. Conhecidos como softwares baseados na web ou sob demanda, eles trazem um modelo viabilizado na nuvem. Isso significa que o sistema fica alojado remotamente e que o seu acesso precisa de apenas uma coisa: conexão com a internet. O cliente não compra a licença de um produto, mas o direito de usufruir do serviço oferecido. Com isso, todo o trabalho referente ao software, como servidores e infraestrutura, fica na mão do fornecedor — uma maneira acessível de vender ou utilizar soluções de TI.
Essa aquisição é feita por meio de um plano, ou pacote, e o cliente paga de acordo com a versão e as funcionalidades desejadas como, por exemplo, número de logins, volume de tráfego suportado, etc. É por esses e outros motivos que o funcionamento do SaaS é muito mais prático e acessível para as empresas.
Vantagens em cena
Graças ao SaaS, aquela velha prática de comprar um software e ter que se preocupar com a instalação, manutenção, licença e atualização de cada um desses sistemas tem ficado para trás. E posso provar mais benefícios que esse recurso proporciona:
1 – Redução de custos
Com esse modelo, é possível dar adeus aos altos custos de licença, manutenção e infraestrutura. Além disso, não precisa comprar uma licença inteira e usar meia dúzia de funcionalidades, ou seja, paga pelo que usar. Por conta disso, o custo passa a ser menor se comparado aos modelos antigos de software. Outro ponto é o fato de ser comercializado geralmente num modelo de assinatura. Isso faz com que as empresas ganhem escala nas vendas e consigam oferecer preços mais competitivos, democratizando o acesso às ferramentas digitais para negócios de todos os portes e segmentos.
2 – Personalização
A segunda vantagem é a possibilidade de personalizar o seu software. Uma solução SaaS pode ser customizada de acordo com as necessidades da empresa e se adaptar às especificidades do negócio. Assim, é possível ter um serviço sob medida para as suas necessidades, sem faltar nem sobrar.
3 – Acessibilidade
Outro benefício é que a modalidade SaaS pode ser acessada durante uma reunião com um cliente externo, uma viagem a trabalho ou em outro país durante as férias, para uma rápida conferência, basta conexão à web e pronto. O SaaS é uma baita solução também para as empresas que adotaram o trabalho remoto.
Agora que você já sabe mais da ferramenta, como esse recurso já está presente na vida de muitos e os seus benefícios frente ao mundo empresarial, fica mais difícil ignorar o diferencial que ela pode agregar a qualquer negócio.
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