Por Amanda Borba, Comunicação e Marketing em HDB Systems

Soluções híbridas, de “human-in-the-loop” serão 30% das ofertas de automação na área jurídica até 2025, segunda a Gartner. Essa tendência cresce de acordo com a necessidade do elemento humano devido à complexidade de alguns processos. Apesar da crescente demanda por maior automação e crescente sofisticação das inovações tecnológicas, o machine learning (ML) e as soluções para equipes jurídicas terão dificuldades com os altos níveis de conhecimento de domínio exigidos e as altas taxas de exceções esperadas.

“Há pouca dúvida de que o crescimento no trabalho jurídico está superando o crescimento no número de funcionários jurídicos. À primeira vista, isso pode fazer com que as soluções de automação avançada pareçam muito atraentes para os líderes”, disse Zack Hutto, diretor de consultoria na prática Gartner Legal & Compliance. “A questão é se o departamento jurídico tem os recursos necessários para personalizar e configurar sistemas avançados de ML. Pois eles serão necessários para permitir que eles lidem com os cenários únicos e as exceções frequentes.”

Direcionar para a automação

O departamento jurídico ficou para trás de muitas outros nichos de negócios em relação à automação, mas as atitudes dos líderes em relação a essa tecnologia suavizaram desde que a pandemia acentuou a carga de trabalho e deixou advogados exaustos.

Os fornecedores, encorajados por notáveis ​​sucessos com automação em outras funções de negócios, estão ansiosos para promover suas capacidades e abrir novos mercados. No entanto, os provedores de soluções enfrentam ventos contrários na complexidade dos fluxos de trabalho jurídicos. Além disso, sofrem com tolerâncias de risco diferentes entre as organizações e processos inconsistentes que não apenas enfraquecem os retornos, mas também dificultam a captura de informações necessárias para o treinamento de soluções de ML.

“Os departamentos jurídicos não devem evitar a automação”, disse Hutto. “Mas as fundações certas devem estar no lugar. A automação – especialmente técnicas sofisticadas orientadas por IA – não deve ser vista como uma solução rápida para problemas antigos.

Resolver os desafios de automação exigirá maior disciplina de processos nas equipes jurídicas para que os dados jurídicos sejam consistentes e compreensíveis para os sistemas de machine learning. Também requer uma combinação cuidadosa de experiência técnica e conhecimento jurídico que pode configurar e treinar soluções de ML no contexto específico de uma organização.

“Esse tipo de experiência em machine learning sob demanda, juntamente com o entendimento legal, será difícil e caro de encontrar. Na realidade, a contratação dessa capacidade não será muito escalável para a maioria dos departamentos jurídicos corporativos”, disse Hutto. “Também há tanta complexidade para lidar com o trabalho jurídico que parece improvável que haja soluções de base ampla e eficazes disponíveis dentro de três anos.”

Soluções Híbridas

Soluções que tentam automatizar o trabalho jurídico atualmente tendem a demonstrar taxas de erro e exceção bastante altas em comparação com outras funções de negócios. Parte do problema é que os ativos de dados entre usuários são bastante distintos. Dessa forma, uma solução de ML treinada em uma empresa provavelmente será inútil quando aplicada a outra empresa.

“Soluções híbridas, ‘humano-in-the-loop’, combinando equipe e software, vencerão, com o conhecimento de domínio necessário vindo das empresas de tecnologia e não dos próprios departamentos jurídicos”, disse Hutto. “Um ponto de inflexão de produtividade na automação jurídica ocorrerá quando os departamentos jurídicos tiverem especialistas em machine learning que possam realmente entender a complexidade dos problemas jurídicos no contexto de suas organizações.”

Essa mudança representa uma diferença marcante em relação às ofertas atuais do mercado, que podem fornecer soluções de automação com pouco ou nenhum código, mas colocam o ônus sobre os usuários finais para desenvolver suas plataformas. Essa é uma perspectiva desafiadora para os departamentos jurídicos internos, devido aos conjuntos de habilidades existentes e aos recursos já sobrecarregados. No entanto, espera-se que o aumento da demanda das equipes jurídicas corporativas continue, juntamente com aquisições significativas e investimentos de capital de risco nos mercados de tecnologia jurídica.

Fonte: Gartner (Gartner Predicts That “Human-in-the-Loop” Solutions Will Comprise 30% of New Legal Tech Automation Offerings by 2025)

Publicado originalmente em HDB Systems