A Stoque, empresa de soluções de automação digital para processos e documentos, anuncia seu novo posicionamento de mercado com foco em fortalecer a atuação na digitalização do mercado financeiro.A empresa, que faturou R$ 78 milhões em 2021, pretende triplicar de tamanho até 2025, e projeta investir mais de R$ 100 milhões em novas tecnologias e iniciativas de crescimento orgânico e também inorgânico, por meio de aquisições estratégicas nos próximos anos.

O novo posicionamento, que também inclui rebrand e inauguração de nova sede, faz parte da estratégia de expansão da Stoque, que tem como objetivo ampliar a sua oferta de soluções de automação digital para o mercado, em especial o financeiro, no segmento de crédito – uma das principais verticais atendidas pela companhia. Atualmente, a empresa possui na carteira mais de 230 clientes, entre eles grandes bancos, tradicionais e digitais, além de outras instituições financeiras, empresas de educação e serviços.

“A pandemia acelerou a transformação digital de vários setores. A Stoque, que já acompanhava esse movimento antes da crise, conseguiu oferecer aos seus clientes soluções tecnológicas capazes de impulsionar sua transformação e crescimento. Essas mudanças do cenário macro foram fundamentais para a revisão da nossa estratégia e projeções, combinando as necessidades do mercado e a nossa capacidade de gerar valor”, avalia Thiago de Assis, CEO da Stoque.

Com quase 20 anos de trajetória, a Stoque vem crescendo ano a ano com o desenvolvimento de soluções para a transformação digital de grandes corporações. Em 2019, foi adquirida por R$ 74 milhões pelo fundo Kinase Investments, uma operação de investimento do tipo search fund, que levanta fundos para comprar uma única empresa com grande potencial de crescimento. Desde então, a tem investido em novas tecnologias com foco em hiperautomação, como inteligência artificial e cognitiva, Processamento de Linguagem Natural (NLP), tecnologia OCR, reconhecimento visual, entre outras, além da contratação de executivos experientes pensando no desenvolvimento e fortalecimento dos times internos.

Com o crescimento dos bancos digitais e fintechs e a necessidade de digitalizar processos de front e back office, a empresa tem se voltado cada vez mais ao setor financeiro, criando produtos de tecnologia, como é o caso da plataforma de automação de crédito, que digitaliza a esteira de análise e formalização dos pedidos de empréstimo. Hoje, a Stoque é responsável pela formalização de operações de crédito consignado e imobiliário de grandes bancos do país, aumentando a eficiência, reduzindo o tempo de análise e custos da operação de seus clientes.

Para 2022, os investimentos têm por objetivo a criação de novas soluções, complementares ao portfólio atual, para ampliar o market share dentro do segmento financeiro e a entrada em novos mercados. “Hoje, possuímos um conjunto de tecnologias aplicadas em outras esteiras dentro do setor financeiro, como o onboarding de novos clientes. Estamos nos preparando para estender a outras verticais de negócios que também têm fluxos de trabalho intensos em documentos e informações, como o setor de telefonia, energia, companhias aéreas, entre outras”, informa Assis.

Rebranding e novo escritório

A Stoque também apresenta sua nova marca junto à inauguração do novo escritório em Belo Horizonte (MG). A renovação da identidade visual foi pensada para reforçar a solidez e legado construído pela empresa em quase 20 anos, e trazer mais simplicidade e dinamismo à marca. “Todas as transformações do mercado refletem internamente e, desde 2020, começamos a revisar nossos processos, produtos e posicionamento – como gostaríamos de comunicar ao mercado ‘quem somos’ e ‘o que fazemos’. A transformação faz parte da nossa história, é assim que avançamos. Concluímos que era preciso ter uma marca mais alinhada ao momento atual do negócio e que fosse capaz de abarcar as novas mudanças que estão por vir”, comenta Assis.

Com o rebrand, a Stoque também se posiciona como uma empresa de automação digital full service, com soluções para processos e documentos de ponta a ponta. Com isso, passa a apresentar suas soluções dividindo-as entre serviços, que incluem Automação as a Service (AaaS), Business Process as a Service (BPaaS) e impressão digital; e plataformas digitais, como o software Ábaris e as plataformas de crédito e de onboarding de clientes.

Já a nova sede da empresa é um projeto ambicioso e com muito significado. O escritório ocupa os últimos andares do edifício Banlavoura, onde funcionava um teatro (Casanova), fechado há mais de 10 anos. O espaço foi totalmente reestruturado, transformando em um ambiente moderno e tecnológico, mas mantendo elementos do projeto original para preservar a história que faz parte da cultura da cidade. As obras começaram em 2020 e custaram cerca de R$ 3 milhões, feito no formato built to suit – contrato de locação a longo prazo que prevê obras específicas para as necessidades do locatário.

Segundo Assis, a mudança de sede e a escolha de um espaço importante para o município refletem a cultura e valores da empresa. “A volta ao escritório, em um formato híbrido, é um momento muito importante. Poder receber o nosso time, promover interações e celebrar esse reencontro em um novo ambiente mais dinâmico, integrado e ainda cheio de história, assim como a Stoque, é um presente”.