A Receita Federal acaba de anunciar o início da Operações de Malha Fiscal junto aos contribuintes pessoas jurídicas. O objetivo e analisar os dados declarados pelas empresas e cruzar as informações prestadas ao Fisco. De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, as autuações às pessoas jurídicas em 2019 totalizaram R$190,42 bilhões. A previsão para 2020 é um aumento de 24% em relação ao ano passado.

A Becomex – empresa de consultoria estratégica e tecnologia especializada nas áreas tributária e aduaneira – reforça a importância do compliance com o apoio da tecnologia para uma gestão tributária mais segura. Por meio do software desenvolvido com exclusividade por seus especialistas, o Suíte Fiscal, a Becomex tem colaborado para uma gestão e auditoria de documentos fiscais eletrônicos, como já ocorre nas mais de 150 clientes de diversos setores.

Além de ajudar as empresas no cumprimento das obrigações acessórias, manter o compliance da operação, monitoramento de entrada e saída de notas fiscais, atualizações de legislações tributárias que ocorrem quase que diariamente, a solução pode promover a redução do custo operacional em cerca de 30%, além de contribuir para aumentar as possibilidades de recuperar créditos por meio dos Regimes Especiais concedido às empresas pelo governo.

Para facilitar todas essas atividades o software Suíte Fiscal Estratégica apresenta um conjunto de soluções num único produto. O software é constituído por sete ferramentas entre elas uma que está sendo fundamental para ajudar as empresas nesse momento, o Auditor SPED.

Na mesma visão do Fisco o Auditor Sped, a ferramenta realiza a validação das obrigações acessórias entregues pela empresa ao fisco, identificando erros de escrituração, cálculo de tributos e inconsistência entre as diversas obrigações. Para isso, o software tem capacidade para analisar as cerca de 15 mil regras para verificação e cruzamento das informações.

Além disso a solução também tem a flexibilidade de personalizar regras de negócio e validações de acordo com o ramo de atividade do contribuinte, afim de garantir inclusive as particularidades existente em sua operação, proveniente de um regime, convênio, benefício e/ou incentivo fiscal.

Também é capaz de realizar auditoria das obrigações acessórias fiscais e contábil; conciliação entre as obrigações acessórias correlatas, comparando informações fiscal e contábil; conciliação entre as obrigações fiscais (SPED e EFD) e os arquivos XML dos fornecedores; geração de planilhas para conferência de apuração de tributos (ICMS, IPI, PIS/COFINS); geração de parecer de auditoria personalizado de acordo com a necessidade do cliente.

Todas as auditorias e seus respectivos cruzamentos são necessários para garantir todo o elo da operação, que vai desde da sua recepção/emissão de nota, escrituração, apuração e entrega dos arquivos fiscais ao fisco afim de garantir a integridade das informações. Portanto, toda a cadeia da operação precisa estar em Compliance.

“O sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e as empresas e o software Suíte Fiscal é uma segurança para evitar riscos fiscais nas empresas e realizar uma gestão tributária atual, sob medida para cada especificidade das operações e, principalmente para ampliar a visão estratégica buscando as melhores oportunidades na gestão de impostos a partir da redução de carga tributária e aumento no fluxo de caixa”, declara o gerente de serviços da Becomex, Diego Carlos Serafina.