Por Deborah Modad
O mundo está inovando, e as empresas se reinventado. As pessoas têm se tornado cada dia mais digitais, processos que antes se realizavam presencialmente, e necessitavam de papéis e burocracias, hoje já são possíveis se resolverem a partir da tela de um computador ou smartphone.
Neste atual cenário de transformação digital, que tem mudado a relação dos clientes com as instituições e com a tecnologia, as empresas precisam evoluir e adaptarem-se aos novos cenários apresentados. Os processos de Onboarding (processos cadastrais) não ficariam para trás, pois tiveram que adequar-se, por meio da digitalização de documentos, mesmo que ainda com muitos problemas existentes, por exemplo as fraudes.
Mesmo com o crescimento dos investimentos em novas tecnologias, muitas organizações se enganam ao adquirirem opções que não são ideais para o seu negócio. O momento não é propício para a perda de investimentos, portanto, é muito importante saber em qual tecnologia investir para otimizar os fluxos de trabalho, agilizar processos, ganhar em produtividade, reduzir custos e priorizar a experiência do cliente.
Neste artigo, lhe ajudaremos nesta trajetória de escolha, e mostraremos como o uso de Inteligência Artificial e RPA podem apoiar a automação do Onboarding digital.
Começaremos entendendo o que é o Onboarding digital:
Parte de um grande sistema de Inteligência Artificial, o onboarding digital é o processo de cadastro de clientes com uso de tecnologia, que captura e analisa as informações e documentos dos clientes, livre de burocracias. O consumidor registra uma foto de seus documentos e, através da aplicação, inicia-se então o processo de reconhecimento facial, validação de documentos e checagem de dados, que já diminuem bastante a possibilidade de fraudes.
Além disso, é possível realizar o cruzamento preciso destes dados e de informações sensíveis, que possam ajudar a montar o perfil do novo cliente, sem constrangimentos presenciais a ele e com apontamentos muito importantes para a empresa.
O onboarding digital acaba de vez com a burocratização e a papelada, buscando reduzir ao máximo o ciclo de cadastro de consumidores.
E como automatizar esse processo?
A escolha da tecnologia correta pode ser uma grande aliada. Já existem no mercado softwares de leitura inteligente de documentos, que utilizam a Inteligência Artificial para automatizar o processo de captura, classificação, reconhecimento e análise de informações de interesse da empresa, sejam eles documentos financeiros, jurídicos, administrativos, contábeis, fiscais ou comerciais.
A MOST possui uma plataforma que possibilita a leitura de documentos diversos como aqueles, os quais temos, por exemplo, a carteira de habilitação, identidade e outros, foi desenvolvida para receber e analisar qualquer tipo de imagem (documentos e selfies). É importante destacar que as redes neurais artificiais, presentes no sistema, conseguem analisar grandes volumes de dados e aprender com eles, comprovando a sua versatilidade e aperfeiçoamento.
Além disso, a plataforma possui estruturas de consulta em bases de dados, para a busca de não conformidades e pendências do novo cliente, funcionalidade que se tornou muito importante nos últimos tempos para a aceleração da transformação digital, amenizando riscos, garantindo mais credibilidade e produtividade aos processos.
Afinal, como a Inteligência Artificial atua na automação deste processo?
A Inteligência artificial é a capacidade de replicar, através do uso de softwares e máquinas, uma lógica de raciocínio tradicionalmente humana. Os agentes inteligentes, os quais conseguem prever com o máximo de chance de sucesso o melhor caminho, compreendem todo o ambiente ao seu redor.
A inteligência artificial é capaz de realizar diversos processos simultaneamente e pode entregar resultados mais precisos quando comparados aos dos seres humanos, ou seja, com menores taxas de erros. Por exemplo, com a I.A, bancos são capazes de analisar milhares de algoritmos ao mesmo tempo, com maior agilidade, diminuindo ainda as possibilidades de fraudes.
Portanto, com a I.A as empresas conseguem transformar seus processos anteriormente lentos, arriscados e burocráticos, para processos ágeis e mais seguros. Com a implantação de uma tecnologia que possua Inteligência Artificial, a captura, reconhecimento de caracteres gráficos e tratamento dos seus dados nunca foi tão fácil. Baseada em tecnologia de Inteligência Artificial, a solução mostQI foi desenvolvida para receber e analisar qualquer tipo de imagem (documentos e selfies), seja para abertura de contas, financiamento de casa própria, compra e aluguel de veículos, dentre outros. Uma grande oportunidade para você automatizar o seu processo de onbording.
Publicado originalmente em MOST
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